Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DE GESTÃO, ORIENTADAS À SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO
Abrir Arquivo

Tema

Estudos organizacionais em sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Tatiane Aparecida Penteado
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Responsável pela submissão
2 - Silvio Roberto Stefano
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste
3 - Zoraide da Fonseca Costa
-

Reumo

O desenvolvimento econômico, social e ambiental traz reflexos para a sociedade, criando novas exigências e condicionantes para as atividades das cooperativas. Sendo que a competitividade das organizações está cada vez mais voltada a uma gestão orientada para a sustentabilidade, que agregue a dimensão econômica, social e ambiental. Nessa perspectiva, esta pesquisa, investiga estratégias e práticas de gestão, orientadas à sustentabilidade organizacional, com foco na cooperativa de crédito.
objetivo principal analisar as relações entre as ações estratégicas de uma cooperativa de crédito rural do interior do estado do Paraná e as práticas de gestão nas dimensões econômicas, sociais e ambientais da sustentabilidade. O problema de pesquisa envolveu: quais as relações entre as ações estratégicas de uma cooperativa de crédito rural e as práticas de gestão nas dimensões da sustentabilidade?
SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL: Para que as organizações consigam atingirem a sustentabilidade, devem alavancar o conceito do TBL proposto por Elkington (2012) propõe a operacionalização de forma integrada das três dimensões, e nessa mesma corrente, outros autores como Dyllick e Hockerts (2002) e Jamali (2006), apresentam argumento que permitem transformar os pilares da SO em três sustentabilidades: Organizacional econômica, organizacional social e organizacional ambiental. Estas se tornam sustentadora e viabilizadoras da SO.
Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso único, com natureza aplicada com abordagem qualitativa com técnicas de análise quantitativa. As etapas foram análise entrevistas com os gestores na cooperativa e aplicação de questionários aos colaboradores da cooperativa. Foi realizado entrevistas semiestruturadas com gestores da cooperativa e, posteriormente foram transcritas e analisadas segundo inspiração da análise de conteúdo temática. Para a análise quantitativa foi aplicado questionários survey aos colaboradores.
Os resultados evidenciam que a cooperativa analisada do interior do estado do Paraná, não possui equilíbrio nos pilares econômico, social e ambiental para que tenha-se vantagem competitiva para com a sustentabilidade organizacional.
Foi possível identificar as práticas de sustentabilidade, por meio dos resultados da análise de conteúdo, pode-se inferir que as estratégias de sustentabilidade na cooperativa são criadas pela central Baser, e as cooperativas singulares podem adaptar conforme a sua realidade. É possível notar que a criação das estratégias acontece com maior intensidade no pilar econômico, onde existem diretrizes a serem seguidas, no pilar ambiental e social.
ELKINGTON, J. Enter the Triple Bottom Line. In: A. Henriques & J. Richardson (Eds.). The Triple Bottom Line: Does it All Add Up? Assessing the Sustainability of Business and CSR (pp. 1-16). London: Earthscan Publications, 2004. ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books, 2012. SACHS, Ignacy. Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. 152 p. SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações / Robert Henry Srour. – 3.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. MUNCK, L. Gestão da sustentabilidade nas organizações: um novo agir