Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO AMBIENTAL QUANTO À ADOÇÃO DE PRÁTICAS DO ECODESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE CALÇADOS
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Tema

Estudos organizacionais em sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Leandro Adriano Wallauer
-
2 - Vanessa Theis
Universidade Feevale - Responsável pela submissão
3 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale -
4 - Cristine Hermann Nodari
Universidade Feevale - Administração

Reumo

Sob o prisma ambiental, a indústria calçadista caracteriza-se por ser altamente poluidora e esta situação evidencia a necessidade da adoção de medidas sustentáveis na produção de calçados. Aderir à ideia da sustentabilidade permite criar produtos de baixo impacto ambiental. Neste sentido, as empresas começam a se familiarizar e implementar projetos que emergem das abordagens do ecodesign, que consiste em uma técnica utilizada para inserir aspectos ambientais no Desenvolvimento de Novos Produtos.
Ante o exposto, este artigo tem como objetivo analisar a percepção ambiental dos designers quanto à adoção de práticas do ecodesign no desenvolvimento de calçados, bem como identificar possíveis dificuldades que uma empresa calçadista pode ter na adoção de práticas do ecodesign no desenvolvimento de calçados.
O ecodesign consiste em projetar ou conceber produtos da forma mais ecológica possível, auxiliando a empresa a reduzir os impactos ambientais dos produtos através da otimização do consumo de recursos, bem como a geração e destino ambientalmente correto de seus respectivos resíduos. Empresas preocupadas com o meio ambiente estão desenvolvendo produtos com este conceito, de maneira a promover ganhos sociais e ambientais (SILVA; MORAES e MACHADO, 2015).
Em atendimento à recomendação de autores que versam sobre o método de estudo de caso, com destaque ao Yin (2015), realizou-se a triangulação de dados, por meio do levantamento documental, observação participante e a aplicação de um questionário. O levantamento documental procedeu-se com base em documentos internos da BETA, a observação do tipo participante, ocorreu durante todas as etapas da pesquisa, visto que um dos autores possui contato direto com o objeto estudado. O questionário foi direcionado aos profissionais da área de criação e desenvolvimento de calçados (designers).
Os resultados demonstram que para 25 designers, o ambiente da empresa influencia diretamente no processo de desenvolvimento de novos modelos. Procurou-se ainda entender o que o designer acredita que o consumidor de calçados mais valoriza em um produto na hora da compra. Verificou-se que os aspectos relacionados ao visual estético, conforto e preço são os itens mais pontuados. As variáveis “marca” e “produto que não agrida o meio ambiente” constituem-se das variáveis, que na opinião dos designers da BETA, os consumidores menos avaliam em um produto na hora da compra.
Constatou-se que nenhum dos designers acredita que o segmento calçadista se preocupa efetivamente com a temática ambiental, sendo que a maior dificuldade reside na falta de conscientização do próprio segmento. Com relação ao ecodesign, apenas 11,5% declaram inserir ações para o meio ambiente no processo de desenvolvimento de novos produtos. Isto se deve principalmente porque as variáveis como visual estético, conforto, preço, e marca são mais valorizadas na hora da compra do que os aspectos ambientais.
SILVA, André Luiz Emmel; MORAES, Jorge André Ribas; MACHADO, Ênio Leandro. Proposta de produção mais limpa voltada às práticas de ecodesign e logística reversa. Engenharia Sanitária Ambiental. Rio de Janeiro, RJ. v.20, n.1, p. 29-37 jan./mar., 2015.