Resumo

Título do Artigo

TENDÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE URBANA NO SÉCULO XXI: AS CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS, A RESILIÊNCIA URBANA E O DESENVOLVIMENTO EQUITATIVO PARA AS CIDADES
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes / Smart Cities

Autores

Nome
1 - Donizete Ferreira Beck
Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis Responsável pela submissão

Reumo

Desde a revolução industrial, há um processo progressivo de urbanização mundial e de saída das pessoas da zona rural para as cidades (êxodo rural), tanto que 30% da população mundial em 1950 vivia nas cidades, enquanto que 55% da população mundial vivia nas cidades em 2018 e prevê-se que 65% da população mundial viverá nas cidades em 2050, tanto que Organização das Nações Unidas definiu especificamente um dentre 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável sobre os desafios urbanos, o qual é tornar sustentáveis todas as cidades e comunidades do mundo inteiro até 2030.
Questão de Pesquisa: “Quais são as tendências da teoria consolidada em livros sobre a sustentabilidade urbana nos últimos dez anos?”. Objetivo geral: descobrir quais são as principais tendências da sustentabilidade urbana. Objetivos específicos: primeiro, explorar na literatura os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; segundo, levantar e analisar as principais abordagens teóricas relevantes sobre a sustentabilidade urbana e o desenvolvimento sustentável urbano da última década.
Entende-se sustentabilidade como - a configuração - das instituições e práticas sociais que mantém a viabilidade de uma comunidade à longo prazo, em que ações econômicas, sociais (a considerar as pessoas e a equidade) e ambientais são decididas pelas pessoas de forma que as necessidades das gerações atuais e futuras sejam atendidas, o que implica as dimensões ambientais, sociais e econômicas sejam suficientes e harmônicas na relação entre si (Almeida, 2016; Brinkmann, 2016; Elkington, 1997; Meadowcroft, 2019).
Por meio do levantamento de literatura, de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, o presente artigo levantou e analisou livros relevantes, ou seja, a consolidação teórica amadurecida e consensual na comunidade acadêmica sobre sustentabilidade urbana. A escolha por livros e não por artigos ou relatórios se deu em razão da natureza dos livros científicos apresentarem um referencial teórico amplamente debatido e geralmente consensual na comunidade científica, isso é, a teoria consolidada.
O interesse da comunidade acadêmica tem outros quatro eixos fundamentais para a sustentabilidade urbana, os quais não saíram de pauta alguns temas que são estudados há décadas: a) eficiência energética, questões climáticas e estudos ambientais; b) defesa da compacidade urbana e combate ao espraiamento urbano; c) governança, planejamento urbano e/ou políticas públicas urbanas; d) e resiliência urbana. Tais eixos devem promover a sustentabilidade urbana por meio de um desenvolvimento equitativo urbano que promova cidades mais saudáveis, resilientes, inclusivas, participativas e inovadoras.
Assim, nos últimos anos, as tendências teóricas da sustentabilidade urbana sugerem que a resiliência urbana, o desenvolvimento equitativo e os conceitos de inteligência urbana das Cidades Inteligentes e Sustentáveis sejam observados pelas cidades em um processo de mudança com longo alcance fundamentado no desenvolvimento sustentável com objetivos à longo prazo, para que as necessidades das gerações atuais que residem ou não nas cidades e as necessidades das gerações futuras possam ser atendidas, sem que o meio ambiente e o planeta terra sejam danificados.
Bibri, S. E. (2018). Smart Sustainable Cities of the Future: the untapped potential of Big-Data Analytics and Context-aware Computing for Advancing Sustainability. Cham: Springer. Chapple, K. (2015). Planning Sustainable Cities and Regions: Towards More Equitable Development. Londres: Routledge. Mboup, G., & Oyelaran-Oyeyinka, B. (2019). Smart Economy in Smart African Cities: Sustainable, Inclusive, Resilient and Prosperous. Singapura: Springer.