Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÕES DA LOGÍSTICA REVERSA PARA A SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA MARCA DE CAFÉ EM CÁPSULAS.
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - Luiz Carlos Terra dos Santos
Universidade Paulista - UNIP - Engenharia Responsável pela submissão

Reumo

Nos últimos anos o consumo de cafés em cápsulas vem ganhado a preferência do consumidor brasileiro, entretanto, mesmo com o expressivo crescimento no consumo do café em cápsulas, há de se considerar que a preocupação ambiental com o descarte correto dos resíduos gerados por esse produto não aumentou na mesma proporção. Na busca do equilíbrio ecológico e da sustentabilidade, ao longo das últimas décadas diversos mecanismos foram sendo criados para que as indústrias reduzam os impactos ambientais causados pelos seus processos produtivos, destacando-se a logística reversa.
Problema de pesquisa: como a logística reversa contribui na sustentabilidade de uma marca de café em cápsulas. Objetivo geral: conhecer o ciclo reverso do café em cápsulas, identificando fatores relevantes associados a esse processo. Objetivos específicos: a) Levantar informações sobre o café em cápsulas no Brasil; b) Descobrir os processos de logística reversa existentes na cadeia produtiva do café em cápsulas; c) Conhecer os benefícios auferidos pela implementação da logística reversa dos resíduos gerados pelo café em cápsulas pós-consumo.
A pesquisa apoia-se nos estudos de Elkington (1994), Araújo et al. (2006), Donaire (1999) sobre sustentabilidade; Rogers e Tibben-Lembke (1999), Leite (2003, 2009), Erkman et al, (2005), Lacerda (2002) e Guarnieri (2011) sobre logística reversa..
Este trabalho caracteriza-se por ser um estudo qualitativo com abordagem descritiva e exploratória, utilizando como estratégia de pesquisa o estudo de caso único. Foram utilizadas também três técnicas específicas: entrevistas semiestruturadas, pesquisa de observação direta (ou acompanhamento) e pesquisa documental. Buscando encontrar respostas ao problema de pesquisa, os dados coletados foram transcritos e categorizados utilizando a técnica analítica combinação de padrões.
Em 2011 começou o processo de reciclagem por parte da marca estudada e em 2016 foi criado o centro de reciclagem, onde é realizada a separação mecânica dos resíduos. A marca estudada também criou uma estrutura sustentável que abrange desde fornecedores de matéria prima até o consumidor final. Outro ponto relevante verificado durante a pesquisa de campo é que existe uma correspondência estreita entre sustentabilidade e logística reversa que norteia grande parte das ações da marca analisada.
A partir dos resultados obtidos, constata-se que a marca estudada está promovendo ações sustentáveis, evidenciadas através da formação de parcerias firmadas com fornecedores, cooperativas de recicláveis, postos autorizados de coleta além das boutiques própria da marca. Com relação ao processo de reintegração na cadeia de abastecimento dos resíduos recuperados, destaca-se também as atividades associadas à logística reversa.
ARAÚJO, G. C., BUENO, P., SOUSA, A. A., & MENDONÇA, P. S. M. Sustentabilidade Empresarial: Conceito e Indicadores. In Anais do III Congresso Online de Administração, São Paulo, 2006 ELKINGTON, J. Towards the sustainable corporation: Win-win-win business strategies for sustainable development. California Management Review, v.36, n.2, p.90-100, 1994. LACERDA, L. Logística reversa: uma visão sobre os conceitos básicos e as práticas operacionais. Rio de Janeiro: COPPEAD/UFRJ, 2002. LEITE, Paulo Roberto. Logística Reversa: meio ambiente e competitividade, São Paulo: Pratice Hall, 2003.