Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE ECONOMIA CIRCULAR EM COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES DE CATADORES PARA RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO RECIFE
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Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Maria Luiza Dourado de Barros
Instituto Federal de Pernambuco - IFPE - IFPE Responsável pela submissão
2 - Duarte Raab Pires
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD

Reumo

A pesquisa ocorreu no segmento de cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos, na região metropolitana do Recife, com duas naturezas de operação, quais sejam: (1) uma que contempla o lado econômico e (2) outra que contempla o lado social de seus associados. Além disso, o contexto trabalha com sustentabilidade, o que o torna potencialmente mais afeto à adoção da economia circular em suas realidades. A ideia, portanto, foi pesquisar um tema ainda incipiente no contexto nacional, entretanto, num ambiente hipoteticamente mais propício e proativo para a adoção de práticas de economia circular.
A questão de pesquisa foi: de que forma ocorre a adoção de práticas voltadas à economia circular nos negócios de cooperativas / associações de catadores, voltadas para reciclagem? O principal interesse é entender de que modo os gestores agem, pensam e interferem nas práticas sociais reiteradas, para criar uma realidade que de sustentabilidade em relação à questão da economia circular, num contexto de de um grande centro no nordeste do Brasil. Subsidiariamente se almeja compreender esse contexto mais voltado à sustentabilidade, numa região como o nordeste do Brasil.
Na fundamentação teórica foi apresentado o atual estado de pesquisa sobre a economia circular, desde seu início e, quais os conceitos e visões mais atuais utilizadas nas publicações brasileiras. Depois tratou-se da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), desde sua criação, prerrogativas legais e questões voltadas a sua implementação. Por fim, foi abordado o tema da prática social, trazendo à tona algumas abordagens sobre as práticas sociais enfatizando, que as práticas de utilização de recursos são necessárias promover a renegociação dos hábitos intensivos em recursos.
Dentro da tradição qualitativa e vislumbrando o objetivo da pesquisa que está relacionado a práticas, buscou-se um posicionamento epistemológico orientado para o cotidiano e pautado nas práticas sociais, que no caso é a etnometodologia. Dessa forma, a grande diferença entre a etnometodologia em relação às demais teorias sociais está no grau de atenção e relevância dada ao trabalho no que tange às atividades cotidianas e às práticas oriundas dele. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação não-participante e triangulados com uma análise documental, foram gerados os resultados.
Por meio da análise de resultados chegou-se a duas dimensões teóricas agregadas, quais sejam: (1) práticas incipientes e (2) contexto ideologicamente propício. Ainda por meio da pesquisa foi possível desvelar outros aspectos que favorecem a compreensão contextual, por meio de construtos apresentados a seguir: (1) conhecimento incipiente, (2) habilidades pragmáticas, (3) atitudes proativas, (4) limitação de recursos, (5) limitação de apoio, (6) consciência de sustentabilidade (7) conhecimento da importância de práticas sustentáveis e (8) busca por mais conhecimento e atualização.
Como resposta ao questionamento acima, as percepções indicaram que há um processo de engajamento e proatividade no nível ideológico, entretanto, alguns elementos essenciais para a estruturação das práticas não estão presentes, a exemplo da formação de competências e dos materiais necessários. Dessa forma, há um ambiente que é propício do ponto de vista de ideias e de valorização dessas práticas de economia circular, entretanto, as práticas em si não são concretizadas pela não existência de dois fatores relevantes à existência e manutenção dessas práticas, a saber: competências e materiais.
BRASIL, PNRS. Lei n 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, altera a Lei, v. 9, de 1998, 2010. SHOVE, Elizabeth. The shadowy side of innovation: unmaking and sustainability. Technology Analysis & Strategic Management, v. 24, n. 4, p. 363-375, 2012. DE SOUZA BISPO, Marcelo; GODOY, Arilda Schmidt. A etnometodologia enquanto caminho teórico-metodológico para investigação da aprendizagem nas organizações. Revista de Administração Contemporânea, v. 16, n. 5, p. 684