Resumo

Título do Artigo

O PROGRAMA ESPORTE E MEIO AMBIENTE NA SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES DA CIDADE DE SÃO PAULO: contribuições para a promoção da educação ambiental
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Wesley Ribeiro de Souza
Escola de Artes, Ciências e Humanidades USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo Responsável pela submissão
2 - Minoru Furuya
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - Gestão Ambiental
3 - Robert Plata
Universidade Anhanguera - Osasco

Reumo

O presente trabalho tem como objetivo expor as principais atividades promovidas pelo Programa Esporte e Meio Ambiente na cidade de São Paulo, evidenciando a promoção da educação ambiental de seus participantes, que antes não era praticada no âmbito da secretaria dos esportes, salientando o avanço da secretaria no cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável, avançando assim para o efetivo desenvolvimento sustentável.
Para desenvolvimento de uma sociedade que previamente preserve a natureza é considerado um instrumento de base como primordial: a educação ambiental. Este instrumento é a base para que possamos formar cidadãos ambientalmente responsáveis (LEHN et al., 2012). No entanto a educação ambiental ainda pode contribuir ainda com outros enfoques,, que são eles: O cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável; o cumprimento da lei de educação ambiental brasileira; e por último, a melhoria da qualidade de vida da sociedade, na promoção de justiça social.
Dentro do domínio da secretaria municipal de esportes não se havia nenhuma inserção do usuário praticante de diversas atividades, um olhar para a questão ambiental que até então não provinha de um instrumento que a legislação de educação ambiental propunha no sentido de oferecer a educação ambiental nos níveis da educação informal, sendo sempre fora do almejado nesse intuito. Sendo assim, uma secretaria municipal, ou seja, de natureza estatal, estando visando propor uma melhor qualidade de vida aos seus contribuintes, iniciou o Projeto Esporte e Meio Ambiente – PEMA.
Este ano o PEMA atuou em diversas atividades práticas que tiveram a principal finalidade de promover ao usuário a experiência com a natureza, que por sua vez pode ativar a sensibilização do indivíduo para a questão ambiental. Consideramos que levar o indivíduo ao contato com a natureza, explicando o contexto e também atividades que o indivíduo pode localmente realizar contribuindo com a preservação do seu entorno, fortalecendo assim a sustentabilidade. Assim sendo, o PEMA realizou atividades como o 'Vamos Trilhar', oficina de horta orgânica, plantio de mudas, e palestras pós atividade física.
O programa se torna eficiente na busca da educação do meio ambiente, na mesma medida eficaz ao cumprimento da legislação vigente, e cumpridor da agenda dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU. Portanto o PEMA tem se tornado um instrumento provedor da liberdade do pensar, do olhar amplo acerca do tema ambiental, conseguindo se tornar um instrumento de educação ambiental válido na medida em que fomenta a discussão sobre o tema.
O PEMA se tornou assim um colaborador da sociedade ao realizar suas atividades de cunho ambiental durante o ano, pois assim pôde trazer mais proximidade da questão ambiental para a coletividade. Sendo assim, o programa se tornou um instrumento de engajamento para a sustentabilidade através de seus modelos educativos de exposição do meio ambiente e suas demandas para o público. Deste modo o PEMA teve sucesso na aplicação prática de suas atividades, que promoveu o avanço socioambiental local para o corpo social.