Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS ORGANIZAÇÕES.
Abrir Arquivo

Tema

Reporte e comunicação da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - VALTUIR SOARES FILHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UNIVATES - UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI Responsável pela submissão
2 - Júlia Elisabete Barden
Universidade do Vale do Taquari - Centro Universitário UNIVATES

Reumo

A responsabilidade das corporações pelo seu impacto na sociedade, o respeito pela legislação aplicável e acordos coletivos entre os parceiros sociais são elementos que perpassam a Responsabilidade Social. Nesse contexto as Instituições de Ensino Superior (IES) são como um vetor de retroalimentação na geração do conhecimento por meio do ensino pesquisa e extensão. A partir dessa premissa e da necessidade das IES, como todo processo produtivo, mitigarem o impacto de suas ações no meio ambiente e na sociedade surge a ideia de Responsabilidade Social Universitária (RSU).
O que há de comum ou particular numa publicação de relatório de RS numa empresa privada e regulada pelo mercado como vista a atender a ele, com uma IES comunitária, já que essas entidades de ensino prestam contas à sociedade e ao poder público conforme previsto na Lei nº 12.881/2013 nos termos dos arts. 3º e 4º? Dessa forma o presente artigo visa comparar uma publicação de um relatório social de uma entidade educacional comunitária como uma empresa comercial do setor energético, que atende o mercado procurando evidenciar suas particularidades e similaridades no tocante a RS.
Partindo do problema e do objetivo do artigo nesse item foi contextualizada uma Instituição de Ensino Superior Comunitária- IESC (ARAÚJO, 2010; SCHMIDT, 2010; BITTAR, 1999; VANNUCHI, 2004), seguindo para conceituar Responsabilidade Social (ASHLEY, 2004; PORTER e KRAMER, 2006; CARROLL, 1999) logo após foi delimitado o tema para Responsabilidade Social Universitária ((VALLAEYS, 2014; PERNALETE e ORTEGA, 2010) e por fim discutiu-se sobre as formas de evidenciação da RS (GRI, 2014; IBASE, 2018; ISO 26000).
A pesquisa é um estudo de caso com análise documental, que compara dois casos. A coleta de dados foi obtida por meio de exame dos relatórios de sustentabilidade de uma IESC pertencente à ABRUC - Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior comparando-o a uma empresa comercial do setor energético com a intenção de evidenciar suas particularidades e similaridades da maneira com que comunicam sua RS. Sobre os dados extraídos dos relatórios foi feita análise de conteúdo. Para análise de conteúdo foram estabelecidos os seguintes critérios a partir de Canelón (2013).
Os resultados mostram que enquanto o relatório da empresa preocupa-se em apresentar dados financeiros com pouca ênfase nas práticas de RS o da IES tem riqueza de informações da mitigação de seus impactos na sociedade. Ficou evidente na análise que a instituição de ensino tem a intenção de interagir-se com o seus stakeholders, pelo fato de dispor de vários canais de comunicação. Não foi percebido processo de co-responsabilidade na entidades analisadas.
Conclui-se que há pouca ou quase nenhuma similaridade entre os relatórios e que a IESC não utiliza a terminologia RSU ao invés de RS em sua evidenciação de RS. Também pode-se concluir que a IESC não tem evidenciado na sua publicação um processo de co-responsabilidade das suas práticas de responsabilidade perante seus stakholders, entretanto se apresenta muito próxima a fazê-lo.O mesmo não se pode afirmar no que tange a empresa do setor energético, uma vez que disponibiliza um contato genérico, sem se utilizar de outros meios de comunicação as partes interessadas.
VALLAEYS, François. La responsabilidad social universitaria: un nuevo modelo universitario contra la mercantilización. Revista iberoamericana de educación superior, v. 5, n. 12, p. 105-117, 2014. ARAÚJO, Neiva Cristina de. IES Comunitárias e a (Des) Necessidade da Construção do Marco Legal: o embasamento constitucional e legal do setor público não-estatal. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Direito, Santa Cruz do Sul: UNISC, 2010.