Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-PB: percepção dos diretores dos Campi do Sertão Paraibano
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Layana Dantas de Alencar
Universidade Federal de Campina Grande - CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS Responsável pela submissão
2 - MARIA DE FÁTIMA NÓBREGA BARBOSA
Universidade Federal de Campina Grande - UACC
3 - ERIVALDO MOREIRA BARBOSA
Università degli Studi di Messina, UNIME, Itália. - Università degli Studi di Messina, UNIME, Itália.
4 - Layz Dantas Alencar
-

Reumo

O trabalho faz parte de uma tese de doutorado cujo objetivo principal foi analisar as normas jurídico-institucionais e as práticas socioambientais da Universidade Federal de Campina Grande-PB a partir da Política Nacional de Educação Ambiental, o recorte desenvolveu-se com base em uma das categorias de análise que deram sustentação a tese. As instituições de ensino superior são então ambientes propícios para implementação da educação ambiental de forma eficiente na formação de pesquisadores e discentes com um pensamento ambiental diferenciador e de transformação de atitudes.
Quais as possíveis relações entre as normas jurídico-institucionais e as práticas socioambientais existentes na Universidade Federal de Campina Grande-PB situada na Mesorregião do Sertão da Paraíba segundo a percepção dos diretores dos Campi? O objetivo geral da pesquisa foi analisar quais as práticas socioambientais da Universidade Federal de Campina Grande-PB, segundo a percepção dos diretores de Campi do Sertão Paraibano, a partir da Política Nacional de Educação Ambiental.
No processo de construção de saberes, a universidade deve assumir a responsabilidade maior no processo de produção e incorporação da dimensão ambiental nos sistemas de educação e formação profissional. Portanto, compreende-se que a universidade, como espaço de construção, cultivo e socialização do conhecimento, deveria ter o envolvimento com a problemática ambiental como o cerne de sua política institucional. (ALENCAR, BARBOSA, 2018)
Como método de procedimento utilizou-se o Estudo de Caso que tenta esclarecer uma decisão ou um conjunto de decisões. Os sujeitos da pesquisa foram os diretores dos Campi de Cajazeiras, Sousa, Pombal e Patos da Universidade Federal de Campina Grande no Estado da Paraíba. Como instrumento de pesquisa utilizou-se formulários semiestruturados. O tratamento e a análise dos dados dessa pesquisa foram realizados por meio do método quantitativo e o método qualitativo.
Dessa forma, seguindo o entendimento da importância das práticas socioambientais dos Campi, se indagou dos diretores sobre o desenvolvimento de projetos ambientais nos Campi e 100% deles afirmaram que sim, existem práticas ou ações que visão a inserção da temática. O quadro 4 expõe a opinião dos diretores sobre como a Educação Ambiental vem sendo inserida nos currículos dos cursos que são ofertados por cada Campus e o que se percebe é justamente a pouca incidência da Educação Ambiental nos cursos.
Analisando as percepções ambientais dos diretores dos Campi de Cajazeiras, Sousa, Pombal e Patos, pontua-se que as constatações com as visitas in loco divergem daquelas pontuadas pelos entrevistados, isso porque avaliando os Campi em todo o seu contexto, percebe-se que o ensino, a pesquisa e a extensão não conseguiram até então abordar articuladamente as dimensões ambientais com fundamento na Educação Ambiental, sendo as ações ainda pontuais e muito tímidas.
ALENCAR. L. D.; BARBOSA, M. F. N. Educação Ambiental no Ensino Superior: ditames da Política Nacional de Educação Ambiental. REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE. , v.8, p.229 - 255, 2018. BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2018. SATO, M. Educação ambiental. São Carlos: Rima, 2003.