Resumo

Título do Artigo

Matriz de indicadores de sustentabilidade: estudo de caso da logística reversa de pneus inservíveis em Ananindeua-PA
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Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - Paulo Vitor dos Santos Gonçalves
Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Naturais e Tecnologia Responsável pela submissão
2 - Hélio Raymundo Ferreira Filho
Universidade do Estado do Pará - CCNT
3 - Fábia Maria de Souza
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4 - Aline de Oliveira Ferreira
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5 - Amanda Albuquerque Gouvêa Ramos
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Reumo

A disposição inadequada dos resíduos de pneus aumentou principalmente por conta de suas características de difícil degradabilidade e por ocuparem muito espaço nos aterros sanitários (DHOUIB, 2014). A questão ambiental da disposição inadequada desse resíduo é relevante também, quando se observa os valores de produção de novos pneus no Brasil no ano de 2016, em que foram inseridos cerca de 67,8 milhões de unidades de pneus, atingindo a marca de 694,5 milhões de unidades produzidas no período de 2006 a 2016 (ANIP, 2017).
As pressões ambientais relacionadas à presença dos pneus inservíveis oriundos de uma quantidade elevada de veículos em Ananindeua-PA pode gerar impacto ambiental. Assim, justifica-se a análise destas pressões e impactos causados por esses pneus como ferramenta para conhecer o cenário atual da interação desse tipo de resíduo com o meio ambiente e a sociedade nesses municípios. Portanto, o objetivo desta pesquisa é elaborar um diagnóstico situacional da logística reversa dos pneus inservíveis no município de Ananindeua-PA, através da aplicação do sistema de indicador de sustentabilidade PEIR.
O interesse dos gestores pela prática da logística reversa é crescente devido a vários fatores como o endurecimento das legislações ambientais, a pressão dos consumidores e os benefícios para a imagem da empresa (DEMAJOROVIC et al., 2016). O autor ainda destaca que a competitividade e os avanços tecnológicos que propiciam, de um lado, a obsolescência dos produtos e diminuição do ciclo de vida, e de outro, o desenvolvimento de novos materiais e técnicas que possibilitam as atividades de reuso e reciclagem favorecendo a inserção da logística reversa nos processos de gestão.
A metodologia foi desenvolvida através de entrevistas não estruturadas com os principais elos responsáveis (secretaria de meio ambiente, revendedores de pneus e borracharias) pela logística reversa no municípios de Ananindeua, localizado no Estado do Pará. Essas informações coletadas pelos formulários e a pesquisa e dados secundários oriundos das instituições que atuam no setor reverso de pneumáticos inservíveis subsidiaram a elaboração da Matriz de Indicadores de Sustentabilidade Pressão-Estado-Impacto-Resposta (PEIR), desenvolvida pelo Programa da Nações Unidas e Meio Ambiente (2001).
Foram elaborados 21 indicadores de sustentabilidade de acordo com a metodologia da Matriz de indicadores PEIR e as informações coletadas no município. Esses indicadores auxiliaram na visualização do estado atual do meio ambiente. Identificou-se pressões em elevada quantidade na área de estudo por causa dos pneus inservíveis, o que, consequentemente, causa precariedade ao estado atual do sistema de logística reversa. Foram identificados impactos, como enchentes, poluição do ar, água e solo, além de redução de matéria-prima recuperadas pelo sistema de logística reversa.
Conclui-se que a metodologia PEIR elaborou respostas para a gestão municipal com potencial para alterar o quadro de impactos ambientais causados pela coleta, disposição e tratamento irregular dos pneus inservíveis, assim como formas de aperfeiçoar o processo da logística reversa dos pneus usados. Sendo, portanto, possível, através do diagnóstico situacional, enxergar os benéficios ambientais, econômicos e sociais proporcionados pela logística reversa de pneus inservíveis, corroborando positivamente para a gestão ambiental municipal, circularidade dos materiais e qualidade de vida populacional.
ANIP. Produção na indústria brasileira e reciclagem de pneus. [2017]. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2019. DHOUIB, D. An extension of MACBETH method for a fuzzy environment to analyze alternatives in reverse logistics for automobile tire wastes, Omega, v. 42, n. 1, p. 25–32, 2014. DEMAJOROVIC, J. et al. Logística reversa de REEE em países em desenvolvimento: desafios e perspectivas para o modelo brasileiro. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 119-138, abr./jun. 2016. PNUMA. Metodologia para a elaboração de relatórios GEO Cidades. PNUMA, 2001.