Resumo

Título do Artigo

Proposta de estrutura computacional decentralizada, de fácil uso, para aplicação em seleção de dados ambientais dispersos e não estruturados
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Leandro Colevati dos Santos
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Faculdade de Engenharia Elétrica Responsável pela submissão
2 - Eliphas Wagner Simões
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Departamento de Sistemas Eletrônicos
3 - Sebastiao Gomes dos Santos Filho
-
4 - Maria Lúcia Pereira daSilva
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Reumo

A integração de tecnologias, o aumento das capacidades computacionais de processamento e armazenamento tem propiciado uma grande geração de dados, não estruturados e de armazenamento totalmente disperso. Môro (2018) apresenta que, em 2018, 90% dos dados gerados por toda a humanidade foram gerados nos 2 anos anteriores. Como os dados são gerados e agrupados em arquivos dos mais diversos formatos, bancos de dados com diversas configurações e, as vezes disponibilizados em portais de dificil acesso, o que demanda muito tempo e esforço para criar uma base consistente para fazer análises.
Esse artigo pretende apresentar uma possível maneira para, utilizando tecnologias que extraiam o máximo dos recursos, considerando baixo custo financeiro e computacional, criar um sistema que permita buscar, decodificar e persistir dados afins, que estejam espalhados em em formatos variados, inclusive podendo ser transmitidos por microssensores, como os contidos em smartphones. O sistema deve também permitir que esses dados possam ser consultados com baixo consumo de recurso e com baixa latência.
A escolha pela tecnologia de Arquitetura Orientada a Serviços se deu em função da busca pela eficiência e a possibilidade de escalabilidade de funções específicas, pois como explica Villamizar (2015), aplicações monolíticas são dificeis de escalonar, uma vez que apenas algumas de suas partes são mais exigidas que outras e, nessa abordagem, toda a aplicação deverá ser redimensionado, consumindo recursos mesmo quando não são utilizados. Os serviços são criados em tecnologia REST por ser menos tipado e independente de linguagem, a distribuição dos serviços em formato de FaaS.
Este trabalho, por sua natureza, trata-se de pesquisa aplicada. Quanto aos objetivos, considerando-se a necessidade da definição das condições de contorno e, preliminarmente, no intuito de verificar a funcionalidade do software, a existência da Prova de conceito, é, também, uma pesquisa exploratória e com abordagem experimental. Como é interesse do trabalho determinar se determinadas premissas são adequadas, mas, igualmente, determinar a performance do software sob desenvolvimento, trata-se de pesquisa combinada – qualitativa e quantitativa.
Com todos os serviços rodando, o universo gerou uma base de dados superior a 30 milhões de documentos JSON com uma média de 25 atributos cada. Se fez uma aplicação para obter dados visando consultar arquivos e possibilitar a criação arquétipos, que, primeiramente, ressalte-se a praticidade de obter agrupamento de dados com 1 ou 2 linhas de código, a contrário do que se tentava fazer, com análise de arquivos, programação de planilhas. Foi construída uma aplicação consumidora que se comunica com o barramento de serviços enviando valores como parâmetros de consulta e esperam conjuntos de JSON.
Considerando-se que essa prova foi realizada com universo de registros da ordem de dezenas de milhões com diversos dados por registros, obtidos anualmente e dispostos em arquivos de diversos formatos, a busca e filtragem destes dados implicaria em trabalho analógico, o que pode resultar em diversos dias de espera para gerar informação consistente. Apresentamos como os serviços, em tempo integral, capturando-os e disponibilizando, Tais consultas apresentam dados em estrutura que pode ser lida por qualquer computador, smartphone, etc., em menos de 1 minuto, o que é consistente com a expectativa.
AAZAM, M. et al. Cloud of Things: Integrating Internet of Things and cloud computing and the issues involved. Proceedings of 2014 11th International Bhurban Conference on Applied Sciences & Technology (IBCAST), Islamabad, p. 414-419, Janeiro 2014. CHAMAS, C. L. Consumo de energia em dispositivos móveis Android: análise das estratégias de comunicação utilizadas em Computation Offloading. São Paulo: USP, 2018. OLIVEIRA, M. D. S. et al. Banco de Dados No-SQL X Banco De Dados SQL. South American Development Society Journal, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 298-320, 2018.