Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DO BANCO DO NORDESTE PARA O EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA AGRICULTURA FAMILIAR E ENERGIAS RENOVÁVEIS
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ênio Vinicius Baracho Eduardo
-
2 - Eliana Andréa Severo
Centro Universitário UniFBV - Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial (MPGE) Responsável pela submissão
3 - Julio Cesar Ferro de Guimarães
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Mestrado Profissional em Administração (MPAdm/UFPE)

Reumo

O empreendedorismo e inovação na agricultura familiar, principalmente sobre práticas de produção por meios e modelos sustentáveis, é componente fundamental de apoio ao negócio rural. Neste contexto, as preocupações ambientais de sustentabilidade e a busca por energias limpas tem sido intensificada. Nesse sentido, o Banco do Nordeste do Brasil surge como agente de desenvolvimento e fomento ao empreendedorismo rural, como agente de políticas públicas, promovendo o desenvolvimento sustentável da Região Nordeste do Brasil, por meio do apoio financeiro aos agentes produtivos regionais.
A questão de pesquisa norteadora do estudo é traduzida por: Qual a importância do Banco do Nordeste do Brasil como impulsionador do empreendedorismo inovador na agricultura familiar, por meio de suas políticas de financiamento de energias renováveis? Nesse sentido, o objetivo deste estudo consiste em analisar a importância do Banco do Nordeste, como impulsionador do empreendedorismo inovador na agricultura familiar, por meio de suas políticas de financiamento de energias renováveis, através da análise de 164 agricultores familiares localizados na zona rural do Rio Grande do Norte (RN).
O empreendedorismo rural se apresenta como forma de desenvolvimento, seja na criação de emprego, ou proporcionando aumento de renda para a população rural (KHAZAELI et al., 2018). A segurança energética tornou-se uma das principais preocupações dos países, devido às fontes limitadas de energia, aumento da população, flutuações nos preços e limitações no fornecimento de energia (ZHU, et al. 2020), tornando-se necessária a diversificação do mix de energia, energias renováveis, melhoria da eficiência energética e redução de emissões de CO2 (AYDO?AN; VARDAR, 2020).
A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, por meio da análise de 164 agricultores familiares da zona rural do RN. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário, composto por 5 questões relacionadas ao perfil do respondente, bem com 20 questões (variáveis observáveis), formadas por afirmativas, divididas em 4 Fatores (construtos), os quais foram validados por 2 doutores experts nas áreas de estudo. Para a análise de dados, utilizou-se a estatística descritiva, Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e a Regressão Linear Múltipla (RLM).
Nas análises de RLM, o modelo que apresentou a relação mais alta, ocorreu entre as variáveis observáveis de Agricultura Familiar (AF) e o Empreendedorismo e Inovação (EI), apresentando uma intensidade de 59,5%, caracterizado por uma alta influência (HAIR Jr. et al., 2013). Estes resultados destacam que dentro dos diversos fatores (sociais, econômicos e institucionais), as políticas que visam promover a produção agrícola devem abordar a adoção de novas tecnologias para os agricultores empreenderem.
O estudo demonstra o Banco do Nordeste do Brasil como agente de fomento, desenvolvimento e apoio ao empreendedorismo e a inovação, ressaltando-se os programas específicos de empréstimos e financiamentos para os agricultores familiares, os quais valorizam o apoio e financiamento de equipamentos para a geração de energia solar, reduzindo custos, contribuindo para a melhorias nas condições climáticas do ambiente e criando novas fontes de renda. Além disso, ocorreu uma influência positiva do EI, agricultura familiar, energias renováveis e vantagem competitiva.
AYDO?AN, B.; VARDAR, G. Evaluating the role of renewable energy, economic growth and agriculture on CO2 emission in E7 countries. International Journal of Sustainable Energy, v. 39, n. 4, p. 335-348, 2020. BALRAJ, K. P.; VELMURUGAN, R. Skill Sets of successful rural entrepreneurs in central districts Tamilnadu. International Journal of Pure and Applied Mathematics, v. 116, n. 22, p. 447-457, 2017. ZHU, D.; MORTAZAVI, S. M.; MALEKI, A.; ASLANI, A.; YOUSEFI, H. Analysis of the robustness of energy supply in Japan: Role of renewable energy. Energy Reports, v. 6, p. 378-391, 2020.