Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO ÂMBITO DA ECONOMIA CIRCULAR EM UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA DO RIO GRANDE DO SUL
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - MARGARETE BLUME VIER
Universidade Feevale - UNIVERSIDADE FEEVALE Responsável pela submissão
2 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale - Mestrado em Administração
3 - Cristiane Froehlich
Universidade Feevale - Instituto de Ciências Humanas e Sociais
4 - VANUSCA DALOSTO JAHNO
-

Reumo

O atual modelo linear de produção, consiste em extrair, transformar, utilizar e descartar. Como alternativa a este modelo que resulta, principalmente, na geração de resíduos e na extração de recursos naturais, foi concebido o modelo circular de produção. Tal conceito visa fechar o ciclo de vida dos produtos, para que, ao final de sua vida útil, os mesmos possam ser reutilizados ou reciclados. Considerando que o setor calçadista é um dos setores de grande impacto ambiental, este trabalho tem por objetivo analisar a possibilidade de aplicação da economia circular na indústria calçadista.
O estudo tem por objetivo analisar se as empresas do ramo calçadista estão aplicando, no processo de produção de calçado, os conceitos e as práticas relacionados com a Economia Circular. Em relação aos procedimentos técnicos, o trabalho consiste na realização de pesquisa bibliográfica (GIL, 2002), e um estudo de caso (YIN, 2010). O estudo de caso foi aplicado em uma indústria do setor calçadista localizada no Rio Grande do Sul, escolhida por conveniência e acessibilidade da discente.
O conceito de economia circular é baseado no funcionamento da própria natureza, na qual não há a geração de resíduos. Sendo assim, é um modelo circular de produção, onde os recursos são repetidamente utilizados, reduzindo o consumo de matéria prima e a geração de resíduos (LEITÃO, 2015; HOUSE OF COMMONS, 2014). A economia circular está voltada ao desenvolvimento sustentável, que por meio da inovação e do design, visa “fechar o ciclo de vida” dos produtos e aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais (LEITÃO, 2015).
O presente estudo é de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, a pesquisa é descritiva. A abordagem do problema é qualitativa e quantitativa (GIL, 2002). Em relação aos procedimentos técnicos, o trabalho consiste na realização de pesquisa bibliográfica (GIL, 2002), e um estudo de caso (YIN, 2010). O estudo de caso foi aplicado em uma indústria do setor calçadista localizada no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu na abordagem qualitativa por meio da triangulação de fontes: entrevistas semiestruturadas, observação não participante assistemática e levantamento documental.
A entrevistada não tinha conhecimento sobre o conceito, os princípios ou as práticas da economia circular. No entanto, observou-se, ao longo da entrevista, que a empresa, mesmo sem saber que eram ações dentro da economia circular, adotava diferentes práticas circulares. A empresa busca a redução de resíduos na fonte, utiliza-se do modelo econômico que oferece o produto como serviço (PSS), e reutiliza as sobras de matéria prima. A entrevistada respondeu que não é possível o reaproveitamento do calçado no processo produtivo, principalmente em função da dificuldade de separação dos componentes.
Constatou-se que a empresa estudada está aplicando os conceitos e as práticas que sustentam a Economia Circular de forma fragmentada, contemplando apenas as que trazem benefícios econômicos. No que se refere a gestão de resíduos, a empresa busca diminuir a geração, e também, se preocupa com a correta destinação final, Observou-se ainda que, para haver a maior circularidade dos produtos, se faz necessário o fornecimento de materiais compatíveis com a economia circular, o desenvolvimento de calçados que se utilizam de materiais renováveis e recicláveis e o maior engajamento de todo o setor.
ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. (2015). Towards a Circular Economy: Busines Rationale for an Accelerated Transiton. December, 2015. Disponívelem: KORHONEN, Jouni; HONKASALO, Antero; SEPPÃLÃ, Jyri. Circular Economy: The Conceptand its Limitations. EcologicalEconomics.Elsevier B.V; V 143, p. 37-46. July, 2017. MOSTAGHEL, Rana; OGHAZI, Pejval. Circular Business Model Challenges and Lessons Learned – An Industrial Perspective. Journal Sustainability. DOI: 10.3390/su10030739, V 10, nº 3, March, 2018