Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS STAKEHOLDERS EM PROJETO DE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL DE UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - ELISA GIANI TOIGO
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola de Engenharia Responsável pela submissão
2 - Rachel Xenia Chang
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - FEAUSP

Reumo

Com a globalização, o mercado tem se tornado progressivamente mais exigente na demanda pela garantia de produtos provenientes de um manejo ambiental e socialmente correto. Dessa forma, surge o FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal), No Brasil, a indústria moveleira é um setor que investe timidamente em projetos voltados à sustentabilidade. A literatura apresenta diversos estudos relacionando gestão de projetos à sustentabilidade. Entretanto, há uma lacuna quanto a estes tópicos combinados à gestão dos stakeholders.
Existe uma lacuna na literatura acadêmica comparando a visão dos stakeholders em projetos de certificação florestal. Dessa forma, a questão de pesquisa deste trabalho se refere a enteder se há discrepância na percepção dos diferentes tipos de stakeholders em um mesmo projeto de certificação ambiental FSC. Como objetivo geral, o estudo visa avaliar a existência de diferentes percepções dos stakeholders envolvidos em um mesmo projeto de certificação ambiental FSC.
A certificação FSC é uma organização não governamental sem fins lucrativos que objetiva ser uma alternativa ao desmatamento ilegal e à degradação ambiental (FOREST STEWARDSHIP COUNCIL BRASIL, 2020). Atender às demandas dos clientes, ganhar competitividade e atingir novos mercados são as principais motivações (HALALISAN et al., 2019). O projeto para obtenção do certificado deve atender a etapas estabelecidas pelo FSC Brasil (2020), bem como satisfazer as exigências dos stakeholers (Bryson, 2003).
A abordagem adotada é o estudo qualitativo, a ser conduzido por meio de estudo de caso, utilizando-se de pesquisa a arquivos e realização de entrevistas. A coleta de dados foi realizada através de 13 entrevistas semiestruturadas, com seu roteiro dividido em três seções. A primeira com enfoque no perfil profissional, a segunda compreendeu o projeto como um todo e, na última, buscou-se entender a relação de cada entrevistado com o projeto e classificá-los conforme os perfis propostos por Savage et al. (1991)
As entrevistas realizadas junto a treze stakeholders e o levantamento de documentação confirmaram os poucos dados disponíveis na literatura sobre a percepção que os envolvidos nos projetos têm em relação à certificação FSC, como a demanda do mercado e o diferencial competitivo. Ainda, foi possível constatar novos argumentos relacionados a desvantagens, e dados que relacionam o tipo de perfil dos stakeholders a alguns padrões de respostas.
Com base nos resultados obtidos, concluímos que existe pouca discrepância na percepção dos stakeholders envolvidos em um mesmo projeto de certificação ambiental FSC. Foi possível observar simultaneidade entre os envolvidos, principalmente quando pertencentes às mesmas áreas. Como sugestão de estudos futuros, o estudo poderia ser extensivo a projetos de certificações ambientais após sua conclusão. Como limitações, o estudo poderia ter abordado outras áreas e um número maior de stakeholders.
FOREST STEWARDSHIP COUNCIL BRASIL, 2020. Sobre o FSC Brasil. Disponível em: . PMI – Project Management Institute. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK). 6 ed. Editora Saraiva, São Paulo, 2017. SAVAGE, G. T.; BURN, M. D.; GRAY, B.; XIAO, Q.; WANG, S. WILSON, E. J.; WILLIAMS, E. S. Stakeholder collaboration: Implications for stakeholder theory and practice. Journal of Business Ethics, v. 96, n. 1, p. 21-26, 2010.