Resumo

Título do Artigo

DE REPENTE TEACHER BLOGGER: Impactos e desafios da Covid-19 sob a ótica dos docentes de Ciências Contábeis
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Ítalo Carlos Soares do Nascimento
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC
2 - Geison Calyo Varela de Melo
- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
3 - Andressa Ruth Sousa Santos
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC Responsável pela submissão
4 - Ana Jeniffer Reboucas Maia
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC

Reumo

O professor de contabilidade enfrenta uma série de desafios no exercício da profissão. Em meio à crise da Covid-19, mais um desafio lhe foi posto, tendo em vista que muitas Instituições de Ensino Superior (IES) continuaram suas atividades, modificando suas rotinas e, com isso, suscitando um novo formato de aula, as chamadas aulas remotas (virtuais).
Emerge a seguinte questão-problema: quais os desafios impostos aos docentes do curso de Ciências Contábeis em tempos de enfrentamento da Covid-19? Portanto, o objetivo deste trabalho reside em analisar os desafios impostos aos docentes do curso de Ciências Contábeis em tempos de enfrentamento da Covid-19, a partir da narrativa de um professor do referido curso.
A crise da Covid-19, provocada pelo novo Coronavírus (Covid 19), que resultou em milhões de mortes pelo mundo,impactou diversos setores da sociedade, como saúde, educação e economia, acarretando o fechamento de instituições de ensino e estabelecimentos comerciais, bem como alterando a rotina de todos os cidadãos (Barros, 2020).Nesse contexto, os profissionais da educação se viram diante de uma nova realidade, em que a grande maioria não estava preparada ou sequer tinha contato com os mecanismos digitais que auxiliam as atividades remotas e, repentinamente, depararam-se com a responsabilidade d
O percurso metodológico ancora-se numa abordagem descritiva e qualitativa, tratando-se de uma narrativa através de observação-participante. Portanto, a análise deu-se a partir da vivência docente, da observação-participante (especialmente através da troca de mensagens no grupo de professores em uma rede social) e, ainda, através de entrevistas semiestruturadas, em um segundo momento.
A partir das análises algumas reflexões podem ser apontadas. A primeira delas é a de que no início da pandemia houve um grande desafio por parte das IES na busca de alternativas de enfrentamento à crise, encontrando nas aulas remotas uma forma de dar continuidade às atividades, evitando prejuízos aos discentes, docentes e instituição. O segundo desafio foi a qualificação docente em um curto espaço de tempo, através de treinamentos, que também ocorreram virtualmente. Apesar dos esforços das IES, na prática, pode-se observar desafios constantes.
Os professores mais jovens, pertencentes a Geração Y (nativos digitais), incluindo este que redige esta narrativa, buscaram auxiliar os demais professores com a criação de tutoriais e sanando as dúvidas através de chamadas de vídeo e/ou troca de mensagens. Apesar dos desafios, cabe ressaltar os pontos positivos, uma vez que a maioria dos docentes consideraram positiva a experiência vivenciada, especialmente a interação e a participação dos discentes no novo formato de aula.
Benedet, M. L., Réus, V. B., & Lunardi, G. M. (2019). A formação continuada de professores da educação básica mediada pelas tecnologias da informação e comunicação. Criar Educação, Criciúma, 8(1). Lemaire, C., & Paquin, P. (2019). How interpretive and critical teacher-researchers in accounting infuse research into their lessons - a research note. Qualitative Research in Accouting & Managment, 16(4), 542-562. Oliveira, A. B. (2020). Educação em tempos de pandemia: o uso da tecnologia como recurso educacional. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, 13(1), 279-287.