Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E COLABORATIVAS EM CIRCUITOS CURTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO RIO DE JANEIRO
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Anna Beatriz Jannuzzi Gasparri
Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio - Puc Rio
2 - Marcos Cohen
Pontificia Universidade Católica - Rio - Responsável pela submissão

Reumo

A crescente preocupação dos consumidores com a saúde, qualidade nutricional e questões relacionadas ao meio ambiente fez com que aumentasse de forma substancial a demanda por alimentos orgânicos. Para suprir esse aumento os produtores têm investido para oferecer produtos saudáveis aos consumidores ao mesmo tempo em que respeitam o meio ambiente . Mas existem diversos gargalos enfrentados pelos pequenos produtores para atender a esse mercado, dentre eles: falta de coordenação da produção orgânica, carência de uma logística de distribuição , falta de informação sobre os benefícios entre outros.
Quais são os fatores que dificultam ou facilitam a comercialização de alimentos orgânicos? Este trabalho tem como objetivos identificar os fatores que facilitam e dificultam a produção e comercialização de alimentos orgânicos noEestado e na cidade do Rio de Janeiro; analisar as estratégias competitivas e colaborativas utilizadas pelos membros dessa cadeia de suprimento para superar as barreiras e aproveitar as oportunidades, e avaliar se as estratégias competitivas e colaborativas empregadas têm garantido o sucesso dos negócios envolvidos, na percepção dos membros da cadeia.
Para Terrazzan; Valarini (2009), um fator fundamental para a expansão da produção e comercialização de alimentos orgânicos é o processo de certificação, uma eostratégia competitiva. Para Kamiyama (2017), no caso de venda direta ao consumidor final, a transação logística é denominada “sistema curto” e a distribuição que envolve mais de um intermediário é chamada “sistema longo”. Para Silva (2019), existem estratégias colaborativas que ajudam na distribuiçãoe na logística dos alimentos orgânicos. Uma delas é a formação de parcerias entre os agricultores.
O método de pesquisa utilizado foi o de estudos de caso múltiplos. Foram realizados estudos de casos em dois modelos de circuitos curtos de comercialização de alimentos orgânicos: o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas e o negócio digital da Orgânicos in Box. Para fazer a triangulação de dados proposta por Yin (2010), a pesquisa foi realizada em 2020 por meio de onze entrevistas semiestruturadas com gestores e stakeholders setor e análise de relatórios disponibilizados pelos entrevistados ou acessados através da internet.
É possível perceber que existem fatores comuns que dificultam a comercialização dos produtos orgânicos em ambos os casos.: logística de distribuição, preço , falta de um comprador certo, falta de assesoria técnica.Foram mencionados alguns fatores que facilitam a comercialização: a confiança dos consumidores a partir da certificação e o contato direto e vínculo entre produtor e consumidor. As estratégias colaborativas estão relacionadas ao transporte da mercadoria e ao compartilhamento de iconhecimento. Já as competitivas referem-se à certificação e à qualidade intrínsecado alimento orgânico.
Comparando os dois sistemas curtos de comercialização é possível perceber uma grande diferença entre eles. Ao comprar na feira orgânica o cliente tem a possibilidade de decidir o que quer comprar selecionando os produtos no momento da compra. O produtor não tem planejamento, escala de produção e a quantidade ofertada é baseada nos meses anteriores. Já na Orgânicos in Box existe uma padronização e é possível planejar a produção, visto que há uma previsibilidade de colheita, fazendo com que os sócios criem relações e contratem produtores suficientes para abastecerem os determinados pedidos.
KAMIYAMA, A.. Produto Orgânico – Vamos falar sobre comercialização? Rio de Janeiro, Sociedade Nacional de Agricultura, 2017 SILVA, A. S. Uma Análise da Cadeia Produtiva e Canais de Comercialização de Alimentos Orgânicos. Monografia de Bacharelado. Instituto de Economia, UFRJ. Abril de 2019; TERRAZZAN, P.; VALARINI, P. J. Situação do mercado de produtos orgânicos e as formas de comercialização no Brasil. Informações Econômicas, SP, v.39, n.11, 2009.