Resumo

Título do Artigo

EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL DAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL À LUZ DA NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Claudia Reis Barbalho
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Campus Conceição Responsável pela submissão
2 - Raquel da Silva Pereira
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Programa de Pós-graduação em Administração
3 - Aldomar Guimarães dos Santos
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP - São Paulo
4 - Ana Cecília dos Santos
-

Reumo

Os impactos ambientais e sociais causados por empresas têm sido cada vez mais questionados pela sociedade. Dentre essas empresas estão as do setor da Construção Civil. Responsável por 7,0% do PIB do país e representa 26% do total da indústria brasileira (CBIC, 2020). O setor é um causador de degradação ambiental devido às suas atividades de construção e utilização do solo. A partir de questionamentos feitos pela sociedade, organizações e países, o Conselho Federal de Contabilidade aprova a NBC T 15, estabelecendo procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental. ,
ProbleQuais informações ambientais as empresas de Construção Civil listadas na B3 evidenciam, em seus demonstrativos financeiros, de acordo com a NBC T 15? Objetivo: Verificando quais informações ambientais as empresas de Construção Civil listadas na B3 evidenciam, por meio de seus documentos oficiais, considerando-se o período de 2015 a 2019 a partir das variáveis apontadas na NBC T 15. Analisar as demonstrações financeiras do setor de Construção Civil listadas na B3 e observar se tais empresas evidenciam informações ambientais de acordo com a NBC T 15.
CONTABILIDADE E EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL; Barcelos, Tassigny, Carlos, Bizarria e Frota (2015), Barcelos et al. (2015),; Pereira, Luz e Carvalho (2015) ; NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE – NBC T 15
Pesquisa documental, realizada em Demonstrações Financeiras (DF), nos Relatórios da Administração (RA) e nas Notas Explicativas (NE), e ainda nos Relatórios de Sustentabilidade, quando existiam. Trata-se de uma pesquisa exploratória, associando as informações encontradas nestes demonstrativos com as exigências da norma.
Os resultados apontam que as informações mais evidenciadas são referentes a passivos e contingências ambientais. No geral, o nível de evidenciação foi considerado “Ruim”, sendo insuficientes em relação à evidenciação ambiental. As informações ambientais não são informadas nos relatórios como deveriam, demonstrando a ausência do cumprimento às exigências da NBC T 15.
Conclui-se que as empresas de construção civil ainda têm um longo caminho a percorrer no quesito evidenciação ambiental, este estudo contribui com os processos decisórios gerenciais públicos e privados, difundir o conhecimento sobre a norma contábil que trata de informações sociais e ambientais e sua importância na gestão patrimonial.
Barcelos, D. P., Tassigny, M. M., Carlos, M. G. O., Bizarria, F. P. A., & Frota, A. J. A. (2015). Evidenciação ambiental à luz da NBC T 15: o caso da Natura. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, 4(2), 127-146. Recuperado de http://revistas.unama.br/index.php/aos/article/view/312/pdf. doi: http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v4n2p127-146 Conselho Federal de Contabilidade. (2004). Resolução CFC n° 1.003/2004. Aprova a NBC T15 – Informações de natureza social e ambiental. Recuperado de . Acesso em 20 mar 2019.