Resumo

Título do Artigo

A congruência da comunicação dos ODS em canais formais e informais realizada por empresas sustentáveis
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Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Paulo Roberto Vieira de Oliveira
Universidade do Vale do Itajaí - PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão

Reumo

A sociedade contemporânea clama por um consumo mais sustentável e consciente, além de haver uma necessidade cada vez maior de preservação do meio ambiente e de melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, tornando a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) um tema em destaque. A RSC tem se mantido e se fortalecido na agenda internacional nos últimos anos, a exemplo da Agenda 2030 que trata dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015). Pesquisas sobre o uso de micro blogs, como é o caso do Twitter, como as conduzidas por Ho Lee (2017) e Araujo e Kollat (2018).
De acordo com esse contexto, explorando gaps encontrados e futuras agendas de pesquisa, a pergunta que se estabelece é: as ações praticadas por empresas ditas sustentáveis em relação aos ODS são coerentes com a comunicação realizada por elas nas redes sociais? Assim, o objetivo é identificar e analisar a existência de convergências entre as postagens nas redes sociais e as ações presentes nos relatórios de sustentabilidade das empresas.
Objetivos de desenvolvimento Sustentável. Em setembro de 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas aceitou a Agenda de Desenvolvimento de 2030, sendo um de seus parágrafos, o que definiu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e 169 metas associadas a esses objetivos (WU et al., 2018). A comunicação de ações sustentáveis em comunidades virtuais As comunidades virtuais ou comunidades online, segundo Kozinets et al. (2010), representam redes sociais significativas de conhecimento e de companheirismo do consumidor, afetando o seu comportamento.
A presente pesquisa utilizou elementos da netnografia, segundo Kozinets (1998, 2002, 2010, 2012, 2014), análise de conteúdo, de acordo com Bardin (2016), análise documental (Yin, 2001) e análise de redes, seguindo Borgatti et al. (2002).
Diante do exposto, foi realizado um levantamento de todas as hashtags citadas nas postagens das empresas objeto do estudo e, posteriormente, foram plotadas no aplicativo UCINET. O UCINET é um software baseado da teoria dos grafos, utilizado para modelar relações sociais, e gerado um gráfico de rede, conforme os preceitos de Borgatti, Everett e Freeman (2002).
Este estudo buscou identificar se as empresas de grande expressão e notadamente com compromisso sustentável, postam suas iniciativas em suas redes sociais, neste caso o Twitter, e as comprovam por meio de seus relatórios corporativos quanto aos ODS. Os resultados do estudo demonstraram que as empresas têm realizado a comunicação de suas ações referentes aos ODS por meio da rede social Twitter, embora ainda haja algumas que não exploram adequadamente essa ferramenta.
ARAUJO, T.; KOLLAT, J. Communicating effectively about CSR on Twitter: The power of engaging strategies and storytelling elements. Internet Research, v. 28, n. 2, p. 419–431, 2018. ARVIDSSON, A.; CALIANDRO, A. Brand Public. Journal of Consumer Research, , n. October 2015, p. 1–23, 2016. BACHMANN, P.; INGENHOFF, D. Legitimacy through CSR disclosures? The advantage outweighs the disadvantages. Public Relations Review, v. 1, n. 1, p. 9, 2016.