Resumo

Título do Artigo

Transição para a Economia Circular: um Estudo Bibliométrico sobre sua Ativação e Desencadeamento
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Edson Luis Kuzma
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Irati Responsável pela submissão
2 - Flavia Massuga
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Irati
3 - Maricléia Aparecida Leite Novak
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Irati
4 - SIMONE SOARES
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Reumo

A economia circular (EC) pode ser definida como um conceito cuja implementação demanda a redução do consumo de matérias-primas e energia, de modo que eles possam ser facilmente reinseridos no sistema de produção, com a menor entropia possível. A transição para uma economia circular apresenta uma resposta direta às crescentes preocupações sobre a escassez de recursos e impactos ambientais associados à utilização de recursos e desperdício de materiais.
O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliométrica no campo da economia circular a partir da produção científica que relaciona a ativação, desencadeamento ou motivação para seu alcance. Utilizou-se a produção indexada na base de dados Scopus (Elsevier).
O conceito de economia circular desempenha um papel em relação à sustentabilidade e desenvolvimento sustentável (Ghisellini et al, 2017). A relação entre sustentabilidade e economia circular é intrinsicamente estabelecida pelo caráter de preocupação socioambiental e econômico compartilhado por ambas as áreas. A EC é uma condição para sustentabilidade, que permite a produção de benefícios e uma relação de compensação (Mayer et al, 2018).
O método adotado é o bibliométrico. Utilizou-se a produção indexada na base de dados Scopus (Elsevier). A busca foi executada 16 de fevereiro de 2020. O período de retorno dos artigos é de 1978 a fevereiro de 2020.Levantou-se informações bibliométricas sobre ano das publicações, frequência e número de citações por revista, país, instituição e autor, assim como os termos chave associados à temática. Os dados foram analisados com auxílio do software R, com a utilização do pacote Bibliometrix.
Foram identificados e analisados clusters formados sobre a ativação e acionamento da economia circular, por meio dos quais se permite identificar a pouca densidade e alta centralidade do tema. Verificou-se ainda que o cluster de economia circular se relaciona de forma muito próxima com a economia de compartilhamento e a ecologia industrial, fato que auxilia pesquisadores no estabelecimento do rumo de suas pesquisas associadas à temática.
i) o tema é emergente e tem crescido expressivamente nos últimos anos; ii) as principais revistas em número de publicações são o Journal of Cleaner Production, Journal of Industrial Ecology e o Sustainability (Switzerland), os principais periódicos em número de citação são o Journal of Cleaner Production, seguido pelo Journal of Industrial Ecology e o Resources, Conservation & Recycling; iii) os países mais representativos são os Estados Unidos, China e Reino Unido; iv) as principais instituições de pesquisa estão localizadas no continente europeu.
Ghisellini, P., Cialani, C., & Ulgiati, S. (2016). A review on circular economy: the expected transition to a balanced interplay of environmental and economic systems. Journal of Cleaner Production, 114, 11–32. doi:10.1016/j.jclepro.2015.09.007 Mayer, A., Haas, W., Wiedenhofer, D., Krausmann, F., Nuss, P., & Blengini, G. A. (2018). Measuring Progress towards a Circular Economy: A Monitoring Framework for Economy-wide Material Loop Closing in the EU28. Journal of Industrial Ecology. doi:10.1111/jiec.12809