Resumo

Título do Artigo

O ENSINO REMOTO E A PANDEMIA DE COVID-19: PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE E A SUSTENTABILIDADE
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luana Andresa Alves Monteiro Caula
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC Responsável pela submissão
2 - Juliana Silva Arruda
Universidade Federal do Ceará - Ufc
3 - Liliane Maria Ramalho de Castro e Silva
Universidade Federal do Ceará - Universidade Federal do Ceará - UFC

Reumo

O COVID-19 popularmente conhecido como Coronavírus ganhou status de pandemia em 2020, e mudou drasticamente a rotina da população mundial. . Com isso, o comportamento nas relações também foi alterado. O uso das tecnologias digitais se tornou primordial, principalmente no campo da educação. Sendo assim, as aulas passaram a ser em formato Educação à distância - EaD/Remoto. No entanto, não podemos deixar de ressaltar que existem dificuldades inerentes a interação online. Outro ponto a destacar que teve grande impacto proveniente da pandemia foram as questões relacionadas ao meio ambiente.
A pesquisa originou-se da seguinte questão: Como a educação e a sustentabilidade, principalmente no ensino superior, foram impactadas pela pandemia da COVID-19? Para isso, o estudo foi desenvolvido com base na disciplina de Administração Financeira, ofertada no curso de Ciências Contábeis em uma Universidade Federal. Sendo assim, temos como objetivo geral do estudo discutir de que forma a pandemia da COVID-19 trouxe impactos aos aspectos sustentáveis e educacionais em uma instituição de ensino superior, e para auxiliar no objetivo geral foram delineados quatro objetivos específicos.
O home office ou teletrabalho foi uma das principais saídas encontradas para manter o ritmo de trabalho nas empresas durante a pandemia.Segundo Shirigatti e Kasprzak (2007), o home office ou teletrabalho pode ser considerado como um modelo flexível. Na educação a tecnologia também foi utilizada para dar continuidade as aulas. A formação docente é um ponto imprescindível para a utilização das TIC’s , visto que esse processo não é somente usar os recursos, mas sim adequá-los aos conteúdos e ao planejamento. Além disso, a mudança de rotina impactou diretamente no meio ambiente, como no ar e água.
A pesquisa possui abordagem qualitativa, visto que se desenvolve através do contato direto das pesquisadoras com os fenômenos analisados e natureza descritiva, que de acordo com Silva e Menezes (2000, p.21) “a pesquisa descritiva visa descrever as características de determinada população, fenômeno ou estabelecimento de relações entre variáveis.” O estudo ocorre na disciplina de Administração Financeira do Curso de Contabilidade de uma Universidade Pública e apresenta como objetivo discutir impactos advindos da pandemia nas relações entre docente e discentes a partir do isolamento social.
No momento prático da disciplina, foi solicitado, aos discentes, para realizarem uma visita a uma empresa real e, de forma conjunta, pensassem em uma problemática sobre a qual a mesma tivesse necessidade de uma solução tecnológica. Assim, os educandos se organizaram em quatro grupos. Todos os grupos desenvolveram cargos e funções para cada membro, simulando uma consultoria real, demonstrando autonomia e protagonismo por intermédio do uso da tecnologia. Pode-se ver como resultados que todas as equipes proporcionaram as empresas soluções a seus problemas reais, trabalhando colaborativamente.
A partir das discussões apresentadas Percebe-se que a pandemia e o isolamento social provocado por ela, que a população a nível mundial vivenciou, transformou as formas de ensino e aprendizagem através de recursos tecnológicos, assim como trouxe impactos ao meio ambiente, seja em grande nível como a redução de gases em megacidades, seja em menores ambientes como no nosso caso, na Universidade.Com relação a ações sustentáveis, vê-se que algumas Universidades já possuem um comitê, unicamente para debater e implantar ações que corroborem com o meio ambiente.
______. Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma PNUMA. ONU BR. 2020 Disponível em: . Acesso em: 02 jul.2020. SHIRIGATTI, Elisangela Lobo; KASPRZAK, Luis Fernando Fonseca. Home Office: origem, conceito e inferências sobre o significado social do novo modelo de trabalho flexível. Revista Cientifica de administração, Paraná, v.8, n.8. jan./jun. 2007.