Resumo

Título do Artigo

Relato de experiências em educação ambiental
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Cristiane Renata Tessaro
-
2 - Drika Danieli
-
3 - Débora Regina Schneider Locatelli
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim Responsável pela submissão
4 - Eduardo Pavan Korf
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
5 - Lierson Borges de Castro
-

Reumo

É clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza e trabalhar questões ambientais, principalmente, nas escolas mostra-se fundamental na construção de cidadãos conscientes. Diante disso, propõe-se neste trabalho um relato de experiências vividas em atividades com alunos das cidades de Erechim e de Ponte Preta, estas localizadas no Rio Grande do Sul, visando fornecer auxílio a interessados no tema ou que pretendam desenvolver trabalhos na área da educação ambiental em turmas de ensino fundamental.
O artigo teve como problema de pesquisa norteador: como é aplicar a educação ambiental na prática? Tendo em vista esta questão buscou-se relatar a experiência aplicada em três escolas da região Alto Uruguai Gaúcho, acerca de assuntos que impactam positivamente a comunidade através da educação ambiental de modo a contribuir para o desenvolvimento local e regional sustentável.
No Artigo 1° da Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999 é apresentado que a educação ambiental são “[...] os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”. Olhar a educação ambiental sob a perspectiva locais faz com que a população se concentre nos problemas que estão mais próximos e por isso podem ser amenizados com mais rapidez (COLOMBO, 2014).
Após a aprovação do projeto pelas escolas deram-se início aos encontros em sala de aula e às atividades práticas no pátio das escolas. Para isso, foram escolhidos temas, seguida pelo estudo do mesmo e posteriormente organizadas as atividades pelos colaboradores. Visando a melhor compreensão dos alunos nos encontros, a metodologia abordada foi através da confecção de maquetes, materiais audiovisuais, além de experimentos realizados com o apoio de materiais disponibilizados pelos laboratórios da universidade.
O projeto teve início no ano 2017, com turmas de 5° ano, com perspectiva de acompanhamento do grupo pelo período de três anos, envolvendo bolsistas, alunos e técnicos voluntários, e professores. Seu desenvolvimento deu-se nos municípios de Erechim-RS e de Ponte Preta-RS com alunos do ensino fundamental. As atividades desenvolvidas partiram da escolha e estudo do tema, posteriormente a organização das atividades e a confecção de maquetes, materiais audiovisuais, além de experimentos, com o objetivo de sensibilizar o público-alvo sobre a importância das questões acerca dos temas escolhidos.
Utilizando-se da educação ambiental em escolas, buscou-se contribuir com o desenvolvimento de uma consciência ambiental dos indivíduos envolvidos no projeto. Além das contribuições para a comunidade externa, o projeto, contribuiu de forma positiva com a formação acadêmica dos bolsistas e dos voluntários envolvidos. A metodologia mostrou-se viável, porém vale ressaltar que ao iniciar as atividades percebeu-se necessidade de revisar e fazer mudanças conforme a turma do dia.
BRASIL, Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 1999. COLOMBO, S. R. A Educação Ambiental como instrumento formação da cidadania. Rev. Bras. Pesq. Educação em Ciências. 2014. FERREIRA, A. S. et al. Percepção dos alunos do ensino fundamental de Feira de Santana a cerca de meio ambiente. In: ENGEMA (FEA/USP). 2019. FERREIRA, N. P.; COSTA, I. A. S. da; SILVA, C. D. D. da. Atividades educacionais ambientais no ensino de ciências na educação básica. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2017.