Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE NO GRUPO ELETROBRAS: USO DE INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS COMO VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO. SONHO OU REALIDADE?
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - FABIO COELHO NETTO SANTOS E SILVA
UNIVERSIDADE DE BRASILIA - UNB - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Responsável pela submissão

Reumo

A introdução de aspectos relativos à sustentabilidade na sociedade e no meio empresarial faz parte do cenário atual nos mais diversos setores. No Setor Elétrico as discussões são mais intensas por se tratar de um setor de grande importância econômica e com impactos significativos ao meio ambiente.
A introdução de aspectos relativos à sustentabilidade na sociedade e no meio empresarial faz parte do cenário atual nos mais diversos setores. No Setor Elétrico as discussões são mais intensas por se tratar de um setor de grande importância econômica e com impactos significativos ao meio ambiente.
Segundo Valente (2012 apud Scholl; Hourneaux Jr; Galleli, 2016) a sustentabilidade necessita representar uma nova maneira de atuar da empresa, não apenas se basear em práticas voluntárias em resposta às necessidades dos stakeholders. O uso de indicadores pelas empresas resulta em melhora na eficiência de utilização dos recursos ambientais ao mesmo tempo em que aumenta a lucratividade, influenciando o planejamento estratégico (Romero, 2004). Pesquisas comprovam que a sustentabilidade gera maior competitividade as empresas (GOLINI; LONGONI; CAGLIANO, 2014).
Para o presente trabalho foi utilizado uma metodologia de Pesquisa Descritiva dos temas relevantes pertinentes ao Estudo de Caso. Realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre os temas e nos sites das empresas do Grupo Eletrobras, nos quais se buscou toda a documentação suporte para elaboração do presente trabalho. Ressaltamos que, todas as informações aqui disponibilizadas foram retiradas de publicações de domínio público, não havendo a divulgação de qualquer informação de caráter restrito ou sigiloso das Grupo Eletrobras.
Numa escala nacional de competitividade, as empresas que atuam no Setor Elétrico Brasileiro enfrentam um desafio crescente de obter vantagem competitiva, em observância às necessidades da demanda e respeitando os recursos naturais, a cultura, a organização social e o desenvolvimento econômico de cada região. A sustentabilidade começa a transformar o cenário competitivo, o que obriga as empresas a analisar de outra maneira os seus produtos, processos e modelos de negócio (NIDUMOLU, PRAHALAD, RANGASWAMI, 2009).
O Grupo Eletrobras demonstra ter práticas de sustentabilidade reais e mensuráveis, mas ainda existem alguns desafios a serem superados para que o uso de indicadores socioambientais seja perfeitamente utilizado como vantagem competitiva. O uso de indicadores fornece benefícios relacionados a imagem da empresa e atratividade de investimentos pelo mercado, no entanto, não se verifica avanços relacionados a diminuição de custos e diminuição no uso de recursos naturais, não sendo suficientemente significativos para gerar uma vantagem competitiva no Setor Elétrico Brasileiro.
GOLINI, R.; LONGONI A.; CAGLIANO, R. Developing sustainability in global manufacturing networks: the role of site competence on sustainability performance. International Journal Production Economics, v. 147(Part B), p. 448-459, 2014. NIDUMOLU, R., PRAHALAD, C. K., & RANGASWAMI, M. R. (2009). Why Sustainability is Now the Key Driver of Innovation. Harvard Business Review, 87(9), 56-64. SCHOLL, C. A.; HOURNEAUX JR. F.; GALLELI, B. Sustentabilidade organizacional: aplicação de índice composto em uma empresa do setor químico. Gest. Prod., São Carlos, v. 22, n. 4, p. 695-710, 2015.