Resumo

Título do Artigo

As compras públicas sustentáveis sob a ótica das produções científicas dos anos de 2015 a 2019
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Marfisa Carla de Abreu Maciel Castro
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas Responsável pela submissão
2 - Flaviana Ferreira Pereira
-
3 - Lucas Lopes Ferreira de Souza
-
4 - Daiane Neutzling
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR -

Reumo

Costa e Carvalho (2005) ressaltam que a sustentabilidade está atrelada às condutas socialmente relevantes, a ponto de definir cenários de sucesso ou fracasso empresarial. A OCDE (2013) relata que a compra pública sustentável se trata de uma ação inclusa na no processo de compras, ideais sociais e ambientais. Embora outros estudos com enfoque revisional da literatura e bibliométricos tenham sido feitos recentemente (JOHNSEN; MIEMCZYK; HOWARD, 2017; PAES et al., 2019; ROSSET; FINGER, 2016; SÖNNICHSEN; CLEMENT, 2019), não se vislumbrou estudos sobre o campo no cenário global nos últimos 5 anos.
No centro das pesquisas acadêmicas, observa-se que a cadeia de suprimentos do setor público é menos estudada que a setor privado e que as compras são tratadas como tema secundário (JOHNSEN; MIEMCZYK; HOWARD, 2017; WALKER; BRAMMER, 2012), o que resulta em um campo ainda apto a ser mais explorado. Assim o objetivo da pesquisa reside em compreender a temática das compras públicas sustentáveis a partir de um estudo bibliométrico.
De acordo com Mohan (2010), a compra pública, é definida como a implementação de obras, bens e serviços nas melhores condições possíveis, tendo como parâmetros primordiais o preço e a qualidade. Assim, Alencastro, Silva e Lopes (2014) expõem o protagonismo dos atores governamentais como consumidores de produtos e serviços sustentáveis. Gerar práticas de consumo mais sustentáveis, melhorar a imagem institucional, estimular a inovação tecnológica, conscientizar stakeholders e garantir a efetividade dos direitos sociais são metas das compras públicas sustentáveis (COUTO; RIBEIRO, 2016).
O presente artigo tem sua metodologia pautada na abordagem exploratória com caráter descritivo e tratamento quantitativo dos dados mediante o uso da estratégia de bibliometria, de modo a possibilitar a análise do estado da arte das produções científicas, que por sua vez encontram-se organizadas em banco de dados (SANTOS et al., 2019; SOARES et al., 2016).
A sistemática de triagem das pesquisas resultou na amostra quantificada em 70 artigos, considerando os últimos cinco anos como período delimitador da busca. Do montante considerado, colheram-se 48 produções internacionais e 22 nacionais. Para a etapa que tange à análise quantitativa da pesquisa, a análise dos resultados foi baseada por meio de gráficos, figura e tabelas que evidenciarão o progresso do campo de pesquisa das compras públicas sustentáveis ao longo dos últimos 5 anos, respeitando-se os preceitos da bibliometria.
Verificou-se que as pesquisas internacionais superaram as nacionais, com exceção ao ano de 2015 que teve o mesmo número de artigos nacionais e internacionais publicados. O estudo evidenciou que ainda é crescente os estudos acadêmicos na área, dado o baixo número de publicações que procuraram investigar as CPSs enquanto campo de conhecimento no Brasil e no mundo. Constatou-se, ainda, que nenhum dos autores brasileiros levantados na investigação tem a compra pública sustentável como base de suas pesquisas. Uma agenda de futuras pesquisas na área foi proposta com base nos trabalhos analisados.
SÖNNICHSEN, Sönnich Dahl; CLEMENT, Jesper. Review of green and sustainable public procurement: Towards circular public procurement. Journal of Cleaner Production, v. 245, p. 118901, 2019. JOHNSEN, Thomas E.; MIEMCZYK, Joe; HOWARD, Mickey. A systematic literature review of sustainable purchasing and supply research: Theoretical perspectives and opportunities for IMP-based research. Industrial Marketing Management, v. 61, p. 130-143, 2017.