Resumo

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Centralidades, Densidade e Troca De Conhecimento: Um Estudo Sobre A Rede Social Formada Pelos Funcionários Da Gerência De Solicitação De Bens Da Petrobras/SE.
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Tema

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Autores

Nome
1 - Alan Liberal Acioly Santos
Universidade Federal de Sergipe - Campus são Cristóvão Responsável pela submissão
2 - Rosangela Sarmento Silva
Universidade Federal de Sergipe - Universidade Federal de Sergipe
3 - Juliana Moreira Dos Santos
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará -
4 - Juliana Alves Campos
Universidade Federal de Sergipe - São Crstóvão

Reumo

As empresas buscam constantemente retorno financeiro, e por consequência, o crescimento organizacional, proporcionando segurança para seus investidores e colaboradores e refletindo no seu valor de mercado. Essa busca torna-se uma questão de sobrevivência e, conforme Tonet e Paz (2006), o valor do patrimônio físico e financeiro que as empresas possuem normalmente é inferior ao respectivo valor de mercado. Valores intangíveis, como marca, imagem e competência de seus empregados, são incorporados no valor das ações e a busca por caminhos que auxiliem na sobrevivência organizacional torna-se impre
O problema de pesquisa e objetivo geral é como ocorre as trocas de conhecimentos na rede formada pelos funcionários da gerência de solicitação de bens da Petrobras em Sergipe sob a ótica da análise de redes sociais? Os específicos: Identificar o grau de centralidade que existe entre os funcionários da gerência de solicitações de bens; Identificar o nível de comunicação existente na gerência de solicitação de bens com auxílio da análise da densidade da rede; Verificar quantos e quais subgrupos a rede possui, avaliando a coesão entre seus membros e Conhecer quais membros dessa gerência possuem
A ideia de desenvolver novos conhecimentos não implica somente na capacidade de aprender com os outros ou de adquirir conhecimentos externos, mas também a de construir por si mesmo ideias, por meio da interação intensiva e empreendedora entre os atores de uma empresa, admitindo a tentativa e o erro (LENGLER; ILHA; LAVARDA, 2020). As redes sociais estão pautada em duas vertentes. Uma, é o relacionamento entre empresas (interorganizacional) e a outra é o relacionamento interno entre os membros da empresa (intraorganizacional), em outras palavras, entre indivíduos ou departamentos de uma mesma o
Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso único. O instrumento de pesquisa utilizado foi adaptado de Guimarães (2005, p.24). Foram entrevistados um total de 40(quarenta) atores, dos quais 5(cinco) possuem função gerencial ou de supervisão, e 35(trinta e cinco) desempenham as atividades administrativas da gerência.
A densidade revelou que a gerência de solicitação de bens (SB) se destacou negativamente por possui os menores índices. As demais redes, houve destaque pelos membros da célula de contratação por licitação (CL) e da célula de gestão de estoque (GE), obtendo os maiores índices de densidade em duas das quatro questões. A centralidade de intermediação demonstrou a importância que o ator possui na intermediação dentro das redes. Os cliques, foi possível enxergar a quantidade de subgrupos que existe dentro da rede, quem são os atores que as compõe.
Conclui-se que, independente das métricas e técnicas utilizadas, o fato de se enxergar não mais o indivíduo e sim o grupo de indivíduos permite uma compreensão mais aprofundada do contexto ao qual o grupo está inserido.
AKGÜN, A. E.; KESKIN, H.; AYAR, H.; OKUNAKOL, Z. Knowledge sharing barriers in software development teams: a multiple case study in Turkey. Kybernetes, v. 46, n. 4, p. 603–620, 2017. ARGOTE, L.; FAHRENKOPF, E. Knowledge transfer in organizations: The roles of members, tasks, tools, and networks. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 136, p. 146-159, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0749597816304903.