Resumo

Título do Artigo

A MUDANÇA DO PARADIGMA ESTRATÉGICO NO MERCADO DE MOBILIDADE URBANA: UMA PROSPECÇÃO DA TRANSIÇÃO DE TECNOLOGIAS
Abrir Arquivo

Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - João Paulo Nascimento da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - Departamento de Administração e Economia Responsável pela submissão
2 - Luiz Guilherme Rodrigues Antunes
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
3 - Gabriel Pedrosa
-
4 - André Grutzmann
-
5 - Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme
-

Reumo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram traçados para proteger o planeta e demonstram uma agenda que equilibra as dimensões econômica, social e ambiental. Há uma lacuna de adoção das ODS pelas empresas. No setor de mobilidade urbana, pressões governamentais e sociais têm fomentado novas tecnologias sustentáveis. Tal proposta eleva a produção de tecnologias limpas ou seguras, como veículos elétricos, veículos autônomos ou eVTOLs. Como principal motivação ao trabalho, argumenta-se que é necessário alterar o paradigma atual, o qual já pode ser observado no setor automobilístico.
Sob esse contexto emerge o problema de pesquisa: como o setor automobilístico de veículos urbanos tem implementado os ODS? Para responder, objetivou-se analisar as principais empresas que desenvolvem tecnologias de veículos automotores urbanos sob a ótica dos ODS.
Em um mundo com 1,282 bilhão de veículos movidos a combustão (OICA, 2015), a introdução de tecnologias como os EVs, AVs e eVTOLS, pode desencadear uma transformação na indústria automotiva (Dijk, Wells, & Kemp, 2016; Skeete, 2018). Onde é necessário alterar o paradigma atual econômico, social, ambiental e tecnológico (Adner, 2017; Ansari et al., 2015; Moore, 1993; Palmié et al., 2019). Os EVs, AVs e eVTOLs, são tecnologias que despontam no mercado e que tem potencial para transformar o panorama de transportes urbanos.
Recorreu-se a análise de conteúdo da missão, visão e valores de empresas de mobilidade urbana presentes nas da lista Forbes (2020). Para escolha das empresas buscou-se as empresas de veículos urbanos à combustão (CVs), veículos elétricos (EVs), veículos autônomos (AVs) eVTOLs (Eletronic Vertical Take-Off and Landing).
Os resultados apontam para os objetivos de “indústria, inovação e infraestrutura” (22%), “cidades e comunidades sustentáveis” (12%) e “produção e consumo sustentável” (11%). A inovação foi encontrada em 38,71% das propostas das empresas. Tais objetivos se encontram associados com o desenvolvimento da mobilidade urbana. As tecnologias de EVs estavam presentes em 23,53% das missões, AVs em 37,65%, e eVTOLs em 11,76%. Com o desenvolvimento de novas perspectivas tecnológicas, a força motriz de mobilidade urbana caminha para a eletrificação de veículos e automação de veículos.
A presente pesquisa objetivou analisar as principais empresas do setor automobilístico de veículos urbanos sob a ótica dos ODS. Os objetivos convergem para o desenvolvimento da mobilidade urbana, sobretudo por tecnologias sustentáveis. A investigação avança nas discussões de mobilidade urbana, reforçando a ideia de mudança do setor em aspectos do desenvolvimento sustentável. Como contribuição gerencial, permite que gestores de outras entidades públicas e privadas possam ser espelhar em um setor mais avançado em questões de sustentabilidade e de adequação aos ODS.
Gupta, J., & Vegelin, C. (2016). Sustainable development goals and inclusive development. International Environmental Agreements: Politics, Law and Economics, 16(3), 433–448. Kastrinos, N., & Weber, K. M. (2020). Technological Forecasting & Social Change Sustainable development goals in the research and innovation policy of the European Union. Technological Forecasting & Social Change, 157(November 2019), 120056. Adner, R. (2017). Ecosystem as Structure?: An Actionable Construct for Strategy. Journal of Management, 43(1), 1–20.