Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS DO JUST IN TIME E LEAN MANUFACTURE FRENTE O DESEMPENHO DIFERENCIADO: uma análise da dimensão ambiental e econômica da sustentabilidade
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Elizangela Maria Pas Menegon
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Chapecó Responsável pela submissão
2 - Ana Claudia Lara
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus Chapecó
3 - Simone Sehnem
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
4 - Edson Luis Kuzma
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Irati

Reumo

Embora o tema just in time esteja consolidado na área de operações, investigar suas nuances quanto ao desempenho das empresas se faz necessário. O JIT permeia outras searas, devido a sua pluralidade de aplicações, seja no ambiente acadêmico à indústria naval. Os resultados ora apresentados denotam dualidade, apontam crescimento e a estabilidade a longo prazo, frente ao retorno sobre os investimentos, pouco observáveis no curto prazo. As diferentes capacidades organizacionais não devem limitar-se as compensações, mas relacionar o desenvolvimento sustentável com a produção e sustentabilidade.
em que medida o grau em que uma empresa implementa uma combinação de práticas JIT ou lean manufacture afeta sistematicamente o desempenho operacional, financeiro e organizacional dessa empresa? De modo a atender a essa inquietação, tem-se como objetivo: avaliar empiricamente se o grau em que uma empresa implementa uma combinação de práticas JIT ou lean manufacture afeta sistematicamente o desempenho operacional, financeiro e organizacional dessa empresa.
Faz-se necessário mensurar os resultados das práticas de JIT por meio de indicadores de desempenho, sejam eles financeiros ou não financeiros (Upton, 1998), visto que o just in time, o gerenciamento da qualidade total e o gerenciamento da cadeia de suprimentos são vistos pelas organizações como parte de sua estratégia de operações (Kannan & Tan, 2005), e são iniciativas de melhoria que as organizações buscam para atingir seus objetivos, a competitividade e a participação no mercado (Iqbal; Huq; Bhutta, 2018). A consciência sobre a sustentabilidade aponta a mensuração por resultados distintos.
Realizada meta-análise, 1) Trabalhos completos, que apresentavam aderência ao objetivo do presente estudo e relação entre JIT e Desempenho, 2) trabalhos escritos na língua inglesa, 3) inclusão apenas dos artigos que proveram dados estatísticos suficientes para codificar ou calcular o tamanho do efeito, com coeficientes de correlação entre as variáveis ou os dados requeridos para obtê-los usando métodos de conversão. Base de dados final, composta por 27 artigos, com 41 mensurações distintas, e com 12.708 sujeitos inclusos que forneceram os efeitos que explicam a relação ora proposta.
O período das publicações elencadas é de 2004 a 2020, com distribuição homogênea entre os anos. As empresas pesquisadas são sediadas em economias em desenvolvimento e desenvolvidas, apenas um estudo foi realizado em economia subdesenvolvida. O valor do Rosenthal fail-safe neste estudo é de 16.939. H1a suportada: As empresas que se utilizam de práticas JIT são mais eficientes e lucrativas do que aquelas que não as utilizam. H1b não suportada: não há não há forte ligação entre as práticas JIT e o desempenho financeira das organizações. H2a suportada: a implementação simultânea de práticas lean.
Os principais resultados da meta análise contribuem para a literatura existente: uma relação positiva e significativa, de efeito médio, foi demonstrada entre a adoção de práticas de JIT e desempenho operacional da empresa. Quanto às práticas de lean manufacture, há relação positiva e significativa no desempenho operacional, financeiro e organizacional, todas com impacto médio sobre o tamanho do efeito. Não foi suportada a hipótese de que as práticas de JIT impactam no desempenho financeiro das empresas, ao analisar outras variáveis concomitantemente, demonstram um resultado positivo.
Abushaikha, I., Salhieh, L., & Towers, N. (2018). Improving distribution and business performance through lean warehousing. International Journal of Retail & Distribution Management, 46 (8), 780-800. https://doi.org/10.1108/IJRDM-03-2018-0059. Agyabeng-Mensah, Y., Afum, E., Agnikpe, C., Cai, J., Ahenkorah, E. and Dacosta, E. (2020), "Exploring the mediating influences of total quality management and just in time between green supply chain practices and performance", Journal of Manufacturing Technology Management, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/JMTM-03-2020-0086