Resumo

Título do Artigo

EVIDENCIANDO ATRIBUTOS, CONSEQUÊNCIAS E VALORES NO DESCARTE DE APARELHOS CELULARES POR MEIO DA TÉCNICA LADDERING
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - JAQUELINE SILVA DA ROSA
Unisinos - Universidade do Vale dos Sinos - Programa de Pós-graduação em Administração da Escola de gestão e negócios
2 - MARCIA MARIA COSTA BACOVIS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Distrito Industrial Responsável pela submissão
3 - Lílian Leite
Unisinos - Universidade do Vale dos Sinos - Faculdade de Administração

Reumo

O telefone celular, principalmente o smartphone, é o produto eletrônico mais presente nos resíduos de equipamento eletroeletrônico(GUO; YAN, 2017). A importância do descarte adequado destes resíduos chamou a atenção da academia, que provavelmente foi desencadeada pela introdução da Diretiva de Gerenciamento de Lixo Eletrônico da União Europeia, em 2002(BAI; WANG; ZENG, 2018). Nesse sentido, é fundamental pensar processos sustentáveis para o descarte correto destes produtos (BARUQUE RAMOS et al., 2017) e mapear os valores pessoais tomados pelos consumidores no momento do descarte dos aparelhos.
Um dos pré-requisitos para melhorar a participação dos consumidores no esforço do descarte correto e reciclagem de smartphones, é a realização de estudos para compreender as atitudes, os valores e o comportamento dos consumidores envolvidos (BAI; WANG; ZENG, 2018). Neste contexto, faz-se a seguinte questão de pesquisa: Quais os atributos, as consequências e os valores presentes no ato de descartar aparelhos de telefone celular? Assim, este artigo tem como objetivo evidenciar os valores, as consequências e os atributos em relação ao descarte de celulares, usando a técnica Laddering.
Uma série de estudos foi conduzida para revelar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor em relação ao descarte dos telefones celulares (KOGA et al., 2013; BAI; WANG; ZENG, 2018; ZHANG; WU; RASHEED, 2020). Outrossim, os valores pessoais denotam os estados finais das escolhas desse comportamento, que auxilia na complexidade dessa escolha (GUTMAN, 1982). Na verdade, tem-se uma cadeia que explica como os meios facilitam a obtenção de estados finais desejados pelos consumidores, e se denomina de Teoria da Cadeia meios-fim (REYNOLDS; GUTMAN, 1988), também conhecida como Laddering.
O estudo é de caráter qualitativo, visto que permite estudar significados, nesse caso, os atributos, consequências e valores pessoais, que conduzem os comportamentos humanos (YIN, 2016). Além disso, esse estudo é exploratório. Como técnica de coleta de dados, fez-se entrevistas, via online (em função da pandemia do Covid-19) do período de maio a junho de 2020. As perguntas do roteiro de entrevistas foram inseridas no Google forms, com 34 participantes. A fim de operacionalizar a codificação dos atributos, consequências e valores, fez-se uso do Software qualitativo Atlas Ti. 8.
O atributo Sust. ambiental liga-se ao valor Sust. econômica e social. Isso denota que os aparelhos de smartphones devem proporcionar o benefício de uma interação sustentável do ponto de vista social e ambiental. O atributo utilidade, que proporciona o benefício de uma ferramenta, não apenas de comunicação, mas uma ferramenta de trabalho, está ligado ao valor de Praticidade. Isso pode estar relacionado ao estilo de vida dos respondentes que fazem uso do aparelho para inúmeras atividades que vão desde o trabalho à educação, principalmente neste momento de isolamento devido à pandemia do Covid-19
Os valores que motivam a decisão dos consumidores quanto ao descarte de celulares foram: Consciência ambiental, Praticidade, Sustentabilidade econômica-social e Coletividade. Estes, impulsionam o comportamento do consumidor em relação ao descarte de celulares cuja entrega nos atributos faça menção à sustentabilidade ambiental, utilidade, obsolescência, defeitos e sustentabilidade. Isso produz consequências de:sustentabilidade ambiental-social, utilidade, inovação; os quais devem ser considerado por fabricantes e governos para estruturarem ações e definir políticas para o descarte dos aparelhos
BAI, H.; WANG, J.; ZENG, A. Z. Exploring Chinese consumers' attitude and behavior toward smartphone recycleng. Journal of cleaner production, v. 188, p. 227- 236, 2018. BARUQUE-RAMOS, J. et al. Social and economic importance of textile reuse and recycling in Brazil. In: IOP Conference Series: Materials Science and Engineering. IOP Publishing, 2017. GUO, Xueyi; YAN, Kang. Estimation of obsolete cellular phones generation: a case study of China. Science of the Total Environment, v. 575, p. 321-329, 2017. REYNOLDS, T. J.; GUTMAN, J. Laddering Theory, Method, Analysis, and Interpretation. Journa