Resumo

Título do Artigo

ESPIRITUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Vera Lúcia Cruz
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Mayara dos Santos Silva
Universidade Potiguar (UNP) - Natal-Rn/ Universidade Potiguar Responsável pela submissão
3 - Deyseane Kelia Tavares Dantas
Universidade Potiguar (UNP) - Engenheiro Roberto Freire

Reumo

Essas mudanças de cenários na relações de emprego e as crises econômicas no passado recente levaram a um interesse renovado em explorar o papel da espiritualidade na gestão de negócios (MAHADEVAN, 2013), tendo em vista que nos últimos anos, a espiritualidade no local de trabalho ganhou destaque por promover um ambiente psicológico positivo para os funcionários (HALDORAI; KIM.; CHANG; LI, 2019). A relação funcionário e organização trata-se de um compromisso organizacional, em que a condição psicológica caracteriza se o desejo do funcionário permanecer na organização (ALLEN; MEYER, 2000).
O estudo científico da Espiritualidade no local de trabalho deve ser baseado em uma justificativa teórica sólida de sua utilidade. Dessa forma, os pesquisadores necessitam certificar a espiritualidade no trabalho, envolvendo-a como uma questão de valor agregado chegando ao seguinte questionamento: Como a espiritualidade está presente nas empresas no período de pandemia causado pela COVID-19? Tendo como objetivo, evidenciar a espiritualidade dos empregados nas empresas durante a quarentena causada pela COVID-19.
Evidencia-se que durante uma pandemia é esperado que as pessoas estejam frequentemente em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento (FIOCRUZ, 2020). A espiritualidade no trabalho está diretamente ligada à confiança entre as pessoas que participam daquela determinada empresa, a valorização da criatividade, e ao próprio respeito (DANIEL, 2010). Para o desempenho da organização é muito importante a questão da harmonia no ambiente. Tendo em vista, que cada pessoa apresenta um tipo de comportamento.
Foi utilizado um questionário dividido em duas etapas, a primeira teve o intuito de coletar características dos respondentes e das empresas que eles trabalhavam, e a segunda etapa, continham as questões levantadas no estudo de Rego, Souto e Cunha (2007). As perguntas desta segunda etapa estavam descritas por categorias e com a possibilidade de respostas de acordo com a escala Likert de cinco pontos, e, após a coleta de todas as informações, foram tratados com o uso do software SPSS®, utilizando a análises descritivas. As informações coletadas foram analisadas através das tabelas.
Conforme exposto nos resultados obtidos pela pesquisa, pode-se inferir que estes respondentes, no que se refere a espiritualidade no ambiente do trabalho, continuam mantendo uma relação de satisfação com a empresa, o que se configura como um resultado positivo, alinhado ao impacto comprovado pelo estudo de Prochazka et al. ( 2020) que foi realizado no período da pandemia, eles aplicaram um questionário durante a pandemia buscando identificar a pandemia COVID-19 influenciou o trabalho dos funcionários.
Com base nos resultados o estudo concluiu que os respondentes desta pesquisa apresentaram um empenho afetivo total e normativo parcial com a empresa. No que se refere ao sentimento durante a pandemia, pode-se inferir que estes respondentes, no que se refere a espiritualidade no ambiente do trabalho, continuam mantendo uma relação de satisfação com a empresa, o que se configura como um resultado positivo, alinhado ao impacto comprovado pelo estudo de Prochazka et al.( 2020) realizado no período da pandemia. A limitação do estudo se deu pela demora ou disponibilidade em responder o questionário
ALLEN, N. J.; MEYER, J. P. Affective, continuance, and normative commitment to the organization: An examination of construct validity. Journal of vocational behavior, v. 49, n. 3, p. 252-276, 1996. ALLEN, N. J.; MEYER, J. P. Construct validation in organizational behavior research: The case of organizational commitment. In: Problems and solutions in human assessment. Springer, Boston, MA, 2000. p. 285-314. SANTOS, B.S. A cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020. BALDACCHINO, D. (2017) Spirituality in the healthcare workplace. Religions, 8, 260. CRUZ, Roberto Moraes et al. COVID-19: