Resumo

Título do Artigo

CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO POR MEIO DA INOVAÇÃO SOCIAL UMA REVISÃO CONCEITUAL DA LITERATURA
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Lara Dias de Jesus e Sousa
Centro Universitário FEI - FEI Responsável pela submissão
2 - Dafne Oliveira Carlos de Morais
Centro Universitário FEI - FEI SP

Reumo

O valor compartilhado pode trazer inovação e crescimento aos negócios, conectando as empresas ao sucesso financeiro com ganho de reconhecimento de imagem perante as comunidades locais (PORTER; KRAMER, 2011). De acordo com Mirvis (2016) a Inovação Social Corporativa (CSI) visa produzir novas fontes de receita e gerar um sistema de inovação socialmente relevante. Além do exposto acima, identificou-se uma lacuna a partir da busca das palavras valor compartilhado, responsabilidade social corporativa e inovação. Nenhum relato teórico sobre valor compartilhado e inovação foi localizado.
Quais são as relações entre responsabilidade social empresarial, criação de valor compartilhado e inovação social estabelecidas na literatura? Isso leva ao objetivo desse estudo, que contempla a elaboração de uma revisão conceitual para entender tais relações entre responsabilidade social empresarial, criação de valor compartilhado e inovação social.
Entende-se a Criação de Valor Compartilhado (CVC) como o conjunto de políticas e práticas operacionais que aumentam a competitividade de uma empresa, enquanto esta contribui para o avanço de condições econômicas e sociais nas comunidades em que atua, (PORTER; KRAMER, 2011). Inovação social corporativa (ISC) envolve esforços inovadores construídos sobre o compromisso corporativo com a finalidade social, envolve uma colaboração mais profunda (MIRVIS, 2016).
A metodologia adota a pesquisa qualitativa, construção de uma revisão teórica, cujo referencial teórico representa a análise de artigos nacionais e internacionais selecionados.
Foi possível estabelecer uma linha do tempo sobre como os conceitos que foram encontrados estão relacionados foram evoluindo, também foram elaborados dois quadros de correntes sobre Responsabilidade Social Corporativa e Criação de Valor Compartilhado. Por fim verifica-se que a inovação e a atuação em redes aparecem como os melhores caminhos para criar valor compartilhado entre as empresas e as comunidades onde atuam.
Podemos concluir após a leitura que é possível desenvolver um relato teórico sobre a necessidade de as empresas terem estratégias com foco em criação de valor compartilhado. Conforme observa-se no trecho onde está apresentado que entende-se a CVC como o conjunto de políticas e práticas operacionais que aumentam a competitividade de uma empresa, enquanto esta contribui para o avanço de condições econômicas e sociais nas comunidades em que atua, ampliando as conexões entre a sociedade e o progresso econômico (PORTER; KRAMER, 2011).
MIRVIS, Philip et al. Corporate social innovation: How firms learn to innovate for the greater good. Journal of Business Research, v. 69, n. 11, p. 5014-5021, 2016. PORTER, Michael E.; KRAMER, Mark R. The link between competitive advantage and corporate social responsibility. Harvard business review, v. 84, n. 12, p. 78-92, 2006. PORTER, M. E. “Parem de Gastar Tanto Dinheiro”. Guia Exame de Sustentabilidade. Ed. Abril, p. 88, 2007.