Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO DOS MORADORES DE AQUIDAUANA-MS EM RELAÇÃO AOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Juliana Pereira de Souza da Costa
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - CPAQ
2 - Daniela Althoff Philippi
Universidade Nove de Julho - Programa de Pós Graduação em Administração Responsável pela submissão
3 - Lucy Ribeiro Ayach
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - CPAQ
4 - Ana Graziele Lourenço Toledo
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Aquidauana

Reumo

Em 2010 foi instituída a Política Nacional de Recursos Sólidos (PNRS) (BRASIL, 2010). Aquidauana-MS não possui Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, e, recentemente foi aprovado o Plano Municipal de Saneamento Básico do Município (AQUIDAUANA, 2017). Contudo, ainda não há coleta seletiva municipal. Para que haja a coleta, a reciclagem e uma disposição final adequada dos resíduos sólidos são fundamentais a conscientização e o comportamento da população.
Pergunta de pesquisa: qual é o comportamento dos moradores de Aquidauana-MS em relação aos resíduos sólidos domésticos? O objetivo geral da pesquisa foi então verificar o comportamento dos moradores de Aquidauana-MS em relação aos resíduos sólidos domésticos. Sendo os objetivos específicos: verificar o conhecimento dos moradores em relação à coleta seletiva; identificar se os moradores separam os resíduos sólidos domésticos; classificar os tipos de resíduos que são separados pelos moradores; verificar se ações afirmativas podem levar os moradores a separar os resíduos domésticos.
Aliado ao crescimento de urbanização, o consumo de produtos e o volume e a variedade do lixo gerado aumentaram, exigindo ações das municipalidades. A coleta seletiva requer a conscientização dos gestores e da sociedade, sendo a educação, a conscientização e o comportamento dos cidadãos é fundamental para a gestão dos resíduos sólidos (BARBIERI; SILVA, 2012; VIEIRA, BELTRAME, 2019).
Pesquisa quantititativa do tipo levantamento (survey). População: resisdentes em Aquidauana-MS. Interumento de coleta: questionários. Análise descritiva dos dados com cálculos percentuais.
43,65% (134) dos respondentes não separam os resíduos e para reforçar o comportamento dos 56,35% (173) que o fazem. Deve-se frisar a importância do comportamento e o relevante papel das pessoas, presentes em estudos anteriores (VIEIRA; BELTRAME, 2019). 96,75% (297) dos respondentes demonstraram ser grande a possibilidade de separar os resíduos sólidos domésticos caso se implemente a coleta seletiva. Há grandes possibilidades de sucesso na implementação de ações de responsabilidade compartilhada quanto aos resíduos sólidos domésticos, envolvendo a população.
Conclui-se que o comportamento dos moradores de Aquidauana, participantes da pesquisa, em relação aos resíduos domésticos, é favorável para a coleta seletiva. Sugere-se ao município ações que contribuam na efetivação da responsabilidade compartilhada prevista na PNRS e, para pesquisas futuras indica-se analisar junto aos gestores públicos quais as dificuldades de adequação do município à PNRS.
AQUIDAUANA. Prefeitura Municipal de Aquidauana. Diário Oficial. ed 827. 2017. BARBIERI, J. C.; SILVA, D. Educação ambiental na formação do administrador. São Paulo, SP. Cengage Learning, 2012. BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 03 ago. 2010, Seção 1, p. 3. VIEIRA, P. L.; BELTRAME, L. T. C. Educação ambiental... In: TULIO, L.Gestão de resíduos sólidos. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 13-23.