Resumo

Título do Artigo

Fatores Determinantes para Utilização de Práticas de Governo Eletrônico: um estudo na perspectiva dos servidores públicos
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Autores

Nome
1 - Luiz Antonio Felix Júnior
Universidade Potiguar - UNP - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão
2 - Eliana Andréa Severo
Centro Universitário UniFBV - Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial (MPGE)
3 - Wenyka Preston Leite Batista da Costa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN - Departamento de Ciências Contábeis / Faculdade de Ciências Econômicas
4 - Julio Cesar Ferro de Guimarães
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Mestrado Profissional em Administração (MPAdm/UFPE)
5 - Jandeson Dantas da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Reumo

Interação entre TIC e Governo é nomeada como governo eletrônico, conjunto de tecnologias e serviços que podem ser empregadas por uma ampla gama de organizações públicas (Jun & Weare, 2010), beneficiando todas partes: cidadãos, empresas e todas as unidades governamentais (Gaikwad, 2020). Gil-García e Pardo (2005), determinam que o uso intensivo ou generalizado por parte do governo de tecnologias da informação (TI) aplicados junto a prestação de serviços públicos, possibilita melhorias na eficácia gerencial, promoção de valores e mecanismos democráticos, gerando o empoderamento dos cidadãos.
Com base no exposto, tem-se a seguinte pergunta de pesquisa: quais os fatores determinantes para utilização de práticas de governo eletrônico, perante a percepção dos servidores públicos? Desta forma, a pesquisa possui como objetivo analisar os fatores determinantes para a utilização de práticas de governo eletrônico, perante a percepção dos servidores públicos, por meio de 5 hipóteses de pesquisa.
O governo eletrônico representa um conjunto de tecnologias e serviços utilizados amplamente pelas entidades públicas (Jun & Weare, 2010), contribuindo para a melhoria e eficácia dos serviços prestados a cidadãos e empresas (Abu-Shanab & Shehabat, 2018). No entendimento de Gil-García e Pardo (2005), quando se aplica a utilização do governo eletrônico junto às entidades públicas, têm-se diversos benefícios, como: melhoria na prestação de serviços e eficácia gerencial, promoção de valores e mecanismos democráticos.
A amostra foi composta por 206 respondentes, entre servidores públicos estaduais e federais do nordeste brasileiro. Utilizou-se um questionário fechado com questões sobre governo eletrônico e fatores teóricos que possam influenciar sua utilização. As questões foram avaliadas em escala Likert de 5 pontos. Para a análise da proposição teórica do estudo foram desenvolvidas hipóteses de pesquisa. Os dados foram analisados por meio do Software SPSS 21.0, sendo utilizada a estatística descritiva, análise de variância - ANOVA, análise fatorial confirmatória - AFC e regressão linear múltipla.
O principal achado da pesquisa indica que a Influência Social é o aspecto de maior importância, dentre os constructos analisados, em relação ao uso do governo eletrônico o que indica a compreensão dos grupos no processo de redução de custos e de adaptação aos meios tecnológicos, mesmo que de forma influenciada pelo meio que convive. Pois o desperdício dos recursos, muitas vezes ocorre por falta de uma definição clara dos objetivos e falta de diagnóstico preciso da realidade socioeconômica, o que leva a negligencia gerencial na alocação dos recursos para o atendimentos da demanda da população.
Foi confirmado que expectativa de esforço e desempenho, Condições Facilitadoras e Inclusão Social são aspectos que influenciam na Intenção de Uso do governo eletrônico, já a hipótese da capacidade inovadora foi refutada, alertando que o servidor não precisa ter um perfil empreendedor para adotar práticas modernas. Ainda, constatou-se que o fator da Influência Social é o que apresenta maior poder de influência positiva sobre a Intenção de Uso, demonstrando que o meio em que vive incentiva o uso de práticas eletrônicas.
Abu-Shanab, E., & Shehabat, I. (2018). The influence of knowledge management practices on e-government success. Transforming Government: People, Process and Policy, 12 (3/4), 286-308. Gaikwad, N. N. (2020). M-Governance in India. Our Heritage, 68(9), 1136 – 1140. Gil-García, J. R., & Pardo, T. A. (2005). E-government success factors: Mapping practical tools to theoretical foundations. Government information quarterly, 22(2), 187-216. Jun, K. N., & Weare, C. (2010). Institutional motivations in the adoption of innovations. Journal of Public Administration Research and Theory, 21(3), 495-519.