Resumo

Título do Artigo

UNIVERSIDADE PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL/UFFS
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Enise Barth
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Irineu Manoel de Souza
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
3 - Patricia Ines Schwab
Faculdades Integradas de Taquara - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional Responsável pela submissão

Reumo

As instituições de educação superior assumem extrema relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, de modo geral, e para o desenvolvimento local e regional, de forma particular. As universidades públicas se destacam, conforme Nogueira (2013), porque além de atuar na formação profissional e cidadã da população, impactam significativamente no desenvolvimento local e regional, sobretudo por meio de ações de extensão e de inovação, promovendo a relação entre a universidade e a sociedade.
Este estudo tem como foco a relação entre Universidade Pública e Desenvolvimento Regional, tomando como referência o caso da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que foi criada em 2009 e iniciou suas atividades em 2010. E o objetivo central deste artigo é analisar as principais contribuições da UFFS para o desenvolvimento de sua região de atuação.
Estudos sobre a contribuição das universidades para o desenvolvimento regional ainda são recentes, mas demonstram que a universidade, de modo geral, impacta no desenvolvimento regional positivamente (SERRA; ROLIM, 2013; HOFF; SAN MARTIN; SOPEÑA, 2011). Logo, além da capacidade em contribuir com o desenvolvimento regional, as universidades são fundamentais também na consecução dos ODS. A colaboração e o trabalho em rede entre instituições de ensino e todos os demais agentes de transformação da sociedade são essenciais para avançar e revigorar a pesquisa e o ensino acerca da sustentabilidade.
A pesquisa quanto a sua abordagem foi qualitativa, cujo objetivo foi descritivo, A estratégica de investigação utilizada foi o estudo de caso. Os procedimentos técnicos adotados foram as pesquisas bibliográfica e documental. A análise dos dados documentais fundamentou-se no confronto do referencial teórico constituído com os dados empíricos, seguindo a técnica de análise de conteúdo.
Os resultados evidenciam que, a UFFS em consonância com seu projeto de universidade, pública e popular, de qualidade, tem contribuído para o desenvolvimento da Mesorregião Grande Fronteira Mercosul, mediante a formação acadêmica de cidadãos conscientes e comprometidos, a investigação e produção científica, a inserção social via ações de extensão universitária, além do impacto promovido em diferentes setores da economia local. a UFFS assume o compromisso de permanente diálogo e interação com a sociedade, nas mais diversas práticas acadêmicas.
A implantação de uma universidade pública em determinada comunidade possibilita o desenvolvimento seja local ou regional. A UFFS, embora esteja em funcionamento há somente uma década, já tem revelado inúmeras contribuições, seja na atividade de ensino, de pesquisa ou de extensão, com estreita aderência com sua missão definida no plano de desenvolvimento institucional. Conclui-se que a universidade pública vem se constituindo numa importante estratégia para o desenvolvimento local e regional sustentável.
SERRA, M. A.; ROLIM, C. F. C. Desenvolvimento e engajamento regional: o papel das universidades. In: SILVEIRA, R. L. L. (Org.). Observando o desenvolvimento regional brasileiro: Processos, Políticas e Planejamento. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013. HOFF, D. N.; SAN MARTIN, A. S.; SOPEÑA, M. B. Universidades e desenvolvimento regional: impactos quantitativos da Unipampa em Sant’Ana do Livramento. Redes, v. 16, n. 3, p. 157–183, set/dez, 2011.