Resumo

Título do Artigo

DECISÃO DE COMPRA DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS POR CORREDORES DE RUA: proposta de um modelo de pesquisa sobre tênis de corrida
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - jones ribeiro
Universidade Ibirapuera (UNIB) - Campus Chácara Flora - Universidade Ibirapuera
2 - Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel
Universidade Ibirapuera (UNIB) - Campus Chácara Flora - Programa de Mestrado Profissional em Administração - MPA Responsável pela submissão
3 - Sérgio Luiz do Amaral Moretti
Universidade Federal de Uberlândia - PPGA- FAGEN

Reumo

Uma análise sobre a produção intelectual internacional nas bases de dados indexadas Scopus e Web of Science com os descritores “green marketing” ou “sustainable consumption”, limitada a artigos nas áreas de Business e Management, aponta para uma produção acadêmica contínua e crescente de 1993-2020. Porém ainda se faz necessário realizar mais pesquisas sobre quais os fatores que levam os consumidores a dar mais peso a sustentabilidade, assim como, há uma necessidade de compreensão mais profunda do consumo sustentável que está frequentemente relacionada com o comportamento dos consumidores.
Problema de pesquisa: os corredores de rua são influenciados pela sua consciência ambiental em suas intenções e decisões de compra de tênis de corrida? Objetivo: Este estudo pretende propor um modelo de pesquisa para avaliar o impacto da consciência ambiental, aqui entendida como a preocupação dos indivíduos sobre questões ambientais, na formação dos valores dos consumidores, seu comportamento de consumo, e sua influência no processo decisório de compra.
Para se engajar em prol da sustentabilidade a consciência ambiental dos consumidores é de fundamental importância, uma vez que eles são confrontados com informações de sustentabilidade em produtos, mas não podem ter certeza sobre as implicações de seu comportamento de consumo e suas implicações socioambientais. O consumidor está comprando produtos sustentáveis, mas há uma tendência que possivelmente ainda o restrinja que é a elasticidade de preço e seus hábitos de consumo. Para indivíduos com baixo apego à marca, esses só responderão positivamente se as ações de RSC forem congruentes às causas
Trata-se de um proposta de modelo de pesquisa. O delineamento deste estudo será quantitativo, operacionalizado por meio de uma pesquisa de levantamento (survey). Para mensuração dos construtos serão adaptadas escalas já existentes, mas não validadas em português. Sua adaptação e validação seguirá os passos preconizados na literatura (Pasquali, 2003, Hair Jr et al., 2019; Behling & Law, 2000). O objetivo de desenvolver um instrumento de pesquisa completo e aceitável pela comunidade cientifica é que quando bem elaborado, o questionário se mostrará apto para coleta de informações.
Este artigo apresenta um modelo de pesquisa para mensurar o processo decisório de compra do corredor de rua em relação a produtos esportivos sustentáveis, principalmente tênis de corrida. Serão estudados modelos pré-definidos e apresentados pela teoria, capazes de testar a teoria à prática. A partir de um modelo teórico pode-se construir um modelo operacional que permita testar as hipóteses de pesquisa formuladas utilizando evidências do mundo real (Mazzon. 2018).
Espera-se que o estudo contribua tanto para a academia quanto para o campo gerencial e social ampliando o conhecimento sobre relações de sustentabilidade que se estabelecem na área esportiva e em especial para os corredores de rua.
Braga, Jr, S. S. B., Silva, D., Gabriel, M. L. D. S., & Braga, W. R. O. (2018). The influence of environmental concern and purchase intent in buying green products. Asian J. Behav. Stud, 3(12), 183. Diamantopoulos, A., Schlegelmilch, B. B., Sinkovics, R. R., & Bohlen, G. M. (2003). Can socio-demographics still play a role in profiling green consumers? A review of the evidence and an empirical investigation. Journal of Business research, 56(6), 465-480.