Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA REVERSA, ACORDOS SETORIAIS E A COMUNICAÇÃO AOS CONSUMIDORES SOBRE O RETORNO DE PILHAS E BATERIAS
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Leandro Tadeu Novi
-
2 - Raquel da Silva Pereira
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Programa de Pós-graduação em Administração Responsável pela submissão
3 - Silvio Augusto Minciotti
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

O crescimento na geração de resíduos sólidos, bem como a escassez de recursos naturais utilizados como matéria-prima para fabricação de novos produtos são questões que ganham cada vez mais destaque na sociedade. A Logística Reversa (LR) se apresenta como importante contribuição nesse cenário, diminuindo a geração de rejeitos e retornando parte dos resíduos ao processo produtivo. Apesar de importante e viável, a prática da LR ainda é incipiente no Brasil.
Em que medida variáveis sociodemográficas e variáveis associadas à comunicação influenciam a adesão de consumidores à Logística Reversa? Este estudo objetivou avaliar se e em que medida variáveis sociodemográficas e variáveis associadas à comunicação influenciam a adesão dos consumidores à LR.
A fundamentação teórica partiu da legislação brasileira sobre resíduos sólidos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dos acordos setoriais que viabilizam a logística reversa, especialmente a de pilhas e baterias.
Foram empreendidas duas etapas de pesquisa, uma análise documental sobre os Acordos Setoriais de LR já assinados no Brasil, para que se pudesse identificar o que neles consta sobre comunicação acerca da LR e, posteriormente, um survey na segunda etapa, cujos resultados foram analisados por meio da regressão logística binária.
O recorte utilizado foi o descarte de pilhas e baterias e os resultados apontaram que o “Estímulo por meio da comunicação” foi um previsor significativo de adesão à LR, aumentando em 21,4% a chance de adesão à LR de pilhas e baterias. As demais variáveis não se mostraram como previsoras significativas.
Nos acordos setoriais e resoluções do CONAMA, os aspectos relacionados à comunicação acerca da LR estavam presentes em todos os documentos analisados. O levantamento bibliográfico, a análise documental e os dados primários, obtidos por meio de survey e analisados por meio da Regressão Logística Binária, permitiram a formulação de seis hipóteses. A contribuição impacta ao evidenciar a necessidade de intensificação das ações informacionais acerca da importância de o consumidor dar início ao processo de LR fazendo o descarte adequado de pilhas e baterias.
Ministério Do Meio Ambiente. (2019). Gestão de Resíduos. Recuperado em 13 de fevereiro de 2020 de http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p/eixos-tematicos/item/525. Ministério Do Meio Ambiente. (2008). Resolução CONAMA Nº 401. Recuperado em 13 de fevereiro de 2020 de http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=589. Sinir. Acordo Setorial - Embalagens de Aço. (2018). Disponível em: http://sinir.gov.br/component/content/article/2-sem-categoria/158-acordo-setorial-de-embalagens-de-aco-4. Acesso em 13 fev. 2020. Sinir. Acordo Setorial - Embalagens em Geral.