Resumo

Título do Artigo

Plano de Segurança da Água: curso à distância para sua implementação
Abrir Arquivo

Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - alejandro dorado
Instituto de Estudos Avançados (IEA) Cidades Globais - Universidade de São Paulo - IEA/USP Responsável pela submissão
2 - Murilo Damato
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP - Faculdade de Administração
3 - Milton Gimenez Melero
-

Reumo

O presente Curso Livre Plano de Segurança da Água - PSA - na modalidade à distância (EAD) foi elaborado para a formação e treinamento na elaboração de PSA. O curso objetiva o desenvolvimento e implementação de uma metodologia com base às propostas da Organização Mundial da Saúde (OMS) aplicada nos sistemas de abastecimento de água urbanos e rurais. O método é um instrumento de gestão integral para a produção de água potável, com a finalidade de identificar e estabelecer medidas de controle para as ameaças à qualidade da água em cada etapa do processo de produção e abastecimento.
O curso PSA busca conceituar o tema de segurança da água e abordar os aspectos relevantes da relação entre a qualidade da água e a gestão do sistema de abastecimento. Foi elaborado para ser utilizado no conhecimento das etapas envolvidas para elaborar um PSA, com base nos conceitos e práticas da OMS. Para a preparação do curso foi necessário o apoio de técnicos dos serviços de saúde e de acadêmicos com larga experiência de trabalho em questões relacionadas ao conhecimento e avaliação dos aspectos que envolvem a qualidade da água, desde a captação e os processos de controle e vigilância
O fornecimento de água para consumo humano vem enfrentando, faz algumas décadas, enorme pressão entre a capacidade de produção das Estações de Tratamento de Água (ETA) e a demanda pelos consumidores, sobretudo nas regiões metropolitanas. Fatores de diversas ordens influenciam neste processo que se estabelece desde a qualidade da água bruta disponível nos mananciais até a velocidade na qual se consolidam os assentamentos urbanos, que por muitas vezes avançam sobre as áreas protegidas pela legislação para a produção de água para abastecimento público (mananciais).
O curso PSA é um instrumento de gestão com abordagem preventiva, tem como finalidade o treinamento na identificação e priorização dos perigos e caracterização dos riscos a que o sistema está submetido e na avaliação de todos os riscos do abastecimento de água potável desde o manancial até a torneira do consumidor. Com uma carga horária de 40h, na modalidade EAD, o curso busca a formação de profissionais na área de gestão no atual contexto da nova regulamentação para o saneamento básico no Brasil.
O consumo de água e os riscos de contaminação associados são abordados no curso EAD, assim como a normativa legal, técnica e os procedimentos para a execução de trabalhos práticos e exercícios. O público alvo do curso são profissionais que trabalham com a vigilância em saúde ambiental relacionada à qualidade da água para consumo humano, tendo como foco os fatores de risco do ambiente que interferem na saúde da população, assim como outros técnicos de diversas áreas interessados na metodologia desenvolvida pela OMS.
A proposta deste curso se insere no âmbito dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 (ONU, 2015). Particularmente no ODS 6 (Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos) e no marco da nova regulamentação para o saneamento básico no Brasil. O curso conta com onze módulos de conteúdo teórico/prático, com estudo de caso, para acesso no sistema EAD, com vídeos e apostilas e um fórum de discussão entre alunos e instrutores.