Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DO TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE NUMA ESTATAL DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Fabricio Emanoel Reus
-
2 - Karina Vidal Bastos
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL - Florianopolis
3 - Stephane Louise Boca Santa
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - Unidade Florianópolis Responsável pela submissão
4 - Carlos Rogerio Montenegro de Lima
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - Engenharia de Produção
5 - Thiago Coelho Soares
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

O interesse cada vez maior por parte da comunidade internacional fez com que o conceito de sustentabilidade evoluísse, abrangendo as questões ambientais, sociais e econômicas, formando assim, o tripé da sustentabilidade. Visando em auxiliar os países nesta questão, a ONU criou a Agenda 2030, com 17 ODS e 169 metas, dos quais, o auxílio de indicadores auxilia na avaliação do desempenho de empresas que visam pela gestão sustentável.
Este estudo apresenta a seguinte situação-problema: Como está o desempenho dos indicadores dos relatórios de sustentabilidade, de uma estatal do ramo de energia elétrica do sul do Brasil, segundo o modelo do triple bottom line, cotejado à Agenda 2030 da ONU? Assim o objetivo consiste em avaliar os indicadores relacionados ao tripé da sustentabilidade numa estatal do setor de energia elétrica. Para a Companhia estudada esta pesquisa tem importância porque visa apresentar uma análise longitudinal das suas ações sustentáveis, avaliando a evolução dos seus indicadores.
Os autores Barbier e Burgess (2017) apresentam uma abordagem sistêmica que descreve os ODS como a interseção das metas atribuídas a três sistemas interligados: ambiental (ou ecológico), econômico e social, áreas de atuação que são denominados por Bergman, Bergman e Berger (2017) como o triple bottom line da sustentabilidade. A sustentabilidade tem como um de seus fundamentos a promoção da preservação do meio ambiente pelo uso consciente, por parte da sociedade, dos recursos presentes na natureza conforme suas limitações ambientais (VAN BELLEN, 2005).
Este pesquisa se trata de um estudo de caso de viés exploratório-descritivo que apresenta a análise feita em relatórios de administração e de sustentabilidade, dos anos entre 2015 a 2018, de uma estatal do ramo de energia elétrica, a fim de se analisar, nestes documentos, a incidência de temas relacionados com o triple bottom line.
A análise Fatorial de Correspondência (AFC) associa textos com modalidades de uma única variável de caracterização, possibilitando a comparação da produção textual destas modalidades. A análise de Similitude identifica as concorrências entre as palavras e seu resultado traz indicações da conexidade entre as palavras. Na análise de similitude é possível verificar a ligação entre as palavras em relação à sustentabilidade econômica, social e ambiental. Verifica-se ainda, que a palavra de maior destaque na nuvem de palavras é “energia”, demonstrando a aderência da temática.
A Análise Fatorial de Correspondência foi realizada com o intuito de identificar os indicadores individuais do Tripé da Sustentabilidade e a relação de acordo com suas variáveis. Para se obter uma outra visão, de acordo com os relatórios de administração e sustentabilidade, foi realizada a Análise de Similitude, que identificou a conexão entre as palavras de cada fator e, adicionalmente, a nuvem de palavras que identificou os termos com maior relevância dentro dos textos, conforme sua frequência.
BARBIER, Edward B.; BURGESS, Joanne C. The Sustainable Development Goals and the systems approach to sustainability. Economics: The Open-Access, Open-Assessment E-Journal, v. 11, n. 2017-28, p. 1-23, 2017. BERGMAN, Manfred; BERGMAN, Zinette; BERGER, Lena. An empirical exploration, typology, and definition of corporate sustainability. Sustainability, v. 9, n. 5, p. 753, 2017. VAN BELLEN, Hans Michael. Indicadores de sustentabilidade: uma análise comparativa. FGV editora, 2005.