Resumo

Título do Artigo

CONSUMO SUSTENTÁVEL DE MODA SOB A ÓTICA DA ECONOMIA CIRCULAR: UMA AGENDA PARA PESQUISAS FUTURAS
Abrir Arquivo

Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Cristina M. Ostermann
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola de Administração Responsável pela submissão
2 - Leandro da Silva Nascimento
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola de Administração

Reumo

Nas últimas décadas, o atual modelo econômico de produção e consumo de lógica linear – extração, produção, consumo, descarte – tem resultado em impacto e danos ambientais em larga escala. Frente a esse panorama, a Economia Circular é uma abordagem que tem ganhado importância, pois propõe um modelo de desenvolvimento econômico alinhado à sustentabilidade ambiental, tendo como base modelos de produção econômicos restaurativos e regenerativos. Verifica-se movimento de setores produtivos no sentido da transição para o modelo circular, entre eles o setor da moda, por ser um exemplo de indústria com forte lógica linear. A implementação da economia circular necessita de apoio dos participantes do ecossistema, o que aumenta o protagonismo dos consumidores. Porém, o comportamento de consumo sustentável é uma dimensão ainda pouco explorada na literatura científica. Para suprir essa lacuna, o presente ensaio busca explorar o comportamento de consumo sustentável de moda sob a lógica da Economia Circular. Como resultado, propõe-se uma agenda com temas para pesquisas futuras na área de consumo sustentável, economia circular e indústria da moda.
In recent decades, the current economic model of production and consumption of linear logic - extraction, production, consumption, disposal - has resulted in large-scale environmental damage and impact. Against this background, Circular Economy is an approach that has gained importance, as it proposes an economic development model aligned with environmental sustainability, based on restorative and regenerative economic production models. There is movement in the productive sectors towards the transition to the circular model, including the fashion sector, as it is an example of an industry with a strong linear logic. The implementation of the circular economy requires support from ecosystem participants, which increases the role of consumers. However, sustainable consumption behavior is a dimension that is still little explored in the scientific literature. To fill this gap, the present essay seeks to explore the sustainable consumption behavior of fashion under the logic of Circular Economy. As a result, an agenda with themes for future research in the area of ??sustainable consumption, circular economy, and the fashion industry is proposed.