Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA APLICADA AO CONSUMO SUSTENTÁVEL
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Felipe Ferreira Sereno
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp Responsável pela submissão
2 - Muriel de Oliveira Gavira
- UNICAMP, Faculdade de Ciências Aplicadas
3 - Paulo Sergio de Arruda Ignacio
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas

Reumo

Todos os produtos têm um ciclo de vida e diversos impactos ambientais e sociais em cada fase desse ciclo. Em nosso dia-a-dia de compras nos deparamos com constantes situações de escolha entre produtos e marcas em busca de produtos mais sustentáveis. O consumo sustentável é tão importante que a Organização das Nações Unidas considera esse, juntamente com produção sustentável, um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, a avaliação de ciclo de vida de produtos (ACV) pode ser uma ferramenta útil para guiar o consumo de produtos mais sustentáveis.
Este artigo tem por finalidade avaliar a contribuição e identificar as técnicas do ACV para orientar as escolhas de compra dos consumidores por meio da rotulação.
O artigo traz como contribuição um conjunto de critérios sustentáveis a serem avaliados no momento de compra de produtos e propõe que a rotulação de produtos pode ser construída com os indicadores fornecidos através da avaliação de ciclo de vida.
Este artigo está estruturado em uma pesquisa bibliográfica exploratória que foi realizada a partir de publicações da área da sustentabilidade, consumo sustentável e avaliação do ciclo de vida. Foram pesquisados e coletados nas bases de pesquisa Science Direct, Scopus, IEEE Xplore e Elsevier; artigos, documentos, relatórios, leis, livros e normas. A partir desses materiais, primeiramente foi realizada uma classificação por período (1999 a 2019).
A rotulação ACV pode ser uma das novas competências em tecnologias sustentáveis que precisam ser desenvolvidas e fará parte dos novos critérios incorporados ao design e custo de produtos e processos para refletir suas consequências ambientais, dessa forma o consumidor terá maiores informações sobre o que está comprando e assim poderá mudar seu consumo (O’BRIEN, 1999, p. 6).
O consumo está em constante renovação, por isso as empresas devem realizar pesquisas com consumidores para entender suas opiniões e preferências sobre produtos de origem sustentável (EUMOFA, 2017, p. 44). Os assuntos tratados neste artigo e os critérios elaborados para a rotulação ACV tem como objetivo avaliar as estratégias da ACV e mostrar estes resultados ao consumidor. Isto será relevante para que os consumidores escolham por produtos mais sustentáveis e principalmente com uma responsabilidade social e ambiental pautada nas diretrizes estabelecidas.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. ABNT NBR ISO 14040 Gestão ambiental - Avaliação do ciclo de vida - Princípios e estrutura. Associação Brasileira de Normas Técnicas, [s. l.], p. 1–22, 2014. EUMOFA. The European Union market. [s. l.], 2017. O’BRIEN, Christopher. Sustainable production - a new paradigm for a new millennium. International Journal of Production Economics, [s. l.], v. 60, p. 1–7, 1999.