Resumo

Título do Artigo

A FACE ATUAL DAS PESQUISAS SOBRE EMPREENDEDORISMO DIGITAL: AVANÇO, RETROCESSO OU ESTAGNAÇÃO?
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Juliana Alves Campos
Universidade Federal de Sergipe - São Crstóvão Responsável pela submissão
2 - RUBIA OLIVEIRA CORREA
UFS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - Departamento de Administração (DAD)
3 - Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho
Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR - Ponta Grossa
4 - Rosangela Sarmento Silva
Universidade Federal de Sergipe - Universidade Federal de Sergipe

Reumo

Uma abordagem que vem, mesmo de forma incipiente, ocupando espaço nas pesquisas sobre empreendedorismo, é aquela que trata da interseção entre empreendedorismo e economia digital. Para Basly e Hammouda (2020) essa tendência advém do fato de que, atualmente, a economia digital vem revolucionando as economias de todo o mundo. Ante o cenário de notável evolução, autores como Basly e Hammouda (2020) e Nambisan (2017) ressaltam a importância de estudos que sistematizem os trabalhos sobre empreendedorismo digital.
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise bibliométrica sobre os trabalhos que trazem como núcleo a interseção entre o empreendedorismo e a economia digital. Nele será exposto o status quo das pesquisas sobre empreendedorismo digital, por meio da reunião da literatura publicada na última década. O período de 2010 a 2020 foi selecionado após a constatação de que antes de 2010 pouco se publicou acerca do tema conforme sinalizou a busca realizada na base de dados Web Of Science (2020).
As inovações que as tecnologias da informação e as mídias sociais trouxeram são hoje as principais impulsionadoras de uma economia que é tida como digital por estar fundamentada no processamento de “bits de informação”, no lugar de apenas “bens materiais”, em que a matéria prima é a “produção e circulação de informações e serviços baseados em conhecimento” (DAVIDSON e VAAST, 2010, p. 1). Para Nambisan (2017, p.1), o cerne do empreendedorismo digital é a “infusão das novas tecnologias digitais, como computação móvel, mídias sociais, e análise de dados, em vários aspectos da inovação”.
A abordagem metodológica adotada neste estudo foi a bibliometria, atrelada à análise de redes de relacionamentos (cocitação, coocorrência e coautoria) entre autores e publicações científicas. Quanto ao nível de pesquisa, este estudo pode ser classificado como descritivo. No âmbito do tipo de pesquisa, e por optar pela abordagem bibliométrica, este artigo pode ser caracterizado como uma pesquisa quantitativa, visto se tratar de um levantamento estatístico de dados literários, e também qualitativa, por se debruçar em uma análise minuciosa dos achados literários (Creswell, 2010).
O quadro 2 foi elaborado com as principais informações do portfólio das obras analisadas no estudo. Os resultados bibliométricos estão dispostos de acordo com as redes de cocitação, redes de coautoria, temas de pesquisa e países com maior número de publicações aos quais pertencem. A pesquisa selecionou 29 artigos da coleção principal da base de dados Web of Science (WoS). Deste total, percebe-se que a grande maioria das obras foi publicada em 2019, embora o volume de publicações de 2020 venha aumentando com o decorrer do tempo, podendo ultrapassar o quantitativo de 2019.
A revisão da literatura realizada aqui mostrou que, embora tenha tido uma significativa melhora entre os anos de 2019 e 2020, as pesquisas direcionadas ao tema ainda são incipientes. No que tange aos dados bibliométricos, dos 465 artigos apenas 29 de adequaram corretamente ao objetivo do artigo. Deste portfólio, 64% do total de publicações da década foi publicada entre os anos de 2019 e 2020; considerando que o ano ainda está em curso, essa quantidade tende a ser muito maior que os demais anos, demonstrando o crescente interesse de pesquisadores e estudiosos pela temática.
BASLY, S.; HAMMOUDA, A. Family Businesses and Digital Entrepreneurship Adoption: A Conceptual Model. The Journal of Entrepreneurship, p. 1–39, 2020. DAVIDSON, E.; VAAST, E. Digital Entrepreneurship and its Sociomaterial Enactment. Proceedings of the 43 rd Hawaii International Conference on System Sciences, 2010 NAMBISAN, S. Digital Entrepreneurship: Toward a Digital Technology Perspective of Entrepreneurship. Entrepreneurship Theory and Practice. SAGE Publications Inc, p. 1-27, 2017.