Resumo

Título do Artigo

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NA PANDEMIA
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Emerson Aparecido Mouco Junior
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - Administração Responsável pela submissão
2 - Edison Fernandes Polo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - FEA
3 - Otávio Bandeira De Lamônica Freire
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Reumo

A redução do desperdício é um instrumento importante para aumentar a segurança alimentar e aliviar a pressão ambiental e aumentar o consumo sustentável de alimentos. Além de todos os problemas alimentares enfrentados mundialmente, atualmente enfrentamos problemas severos de saúde por conta da pandemia do coronavírus. Dessa forma a presente pesquisa teve como finalidade analisar o modelo consolidado da TCP no campo do comportamento do consumidor com um foco em desperdício de alimentos, para que assim os autores pudessem identificar novas variáveis que se adequavam a este contexto de pandemia.
Quais variáveis podem ser adicionadas ao modelo consolidado da TCP. Desenvolver novos construtos e proposições para serem testadas futuramente.
Considerado um tema essencial por diferentes áreas de estudo, o comportamento do consumidor – que constitui uma construção lógica por trás de hábitos de compras – vem sendo um tema estudo a muito tempo. Diversos modelos teóricos integrativos foram testados e validados, cada um com suas vantagens e desvantagens (Lopes & Da Silva, 2012). Sob a ótica da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) de Ajzen (1985), o comportamento do consumidor vem sendo muito estudado e obtidos bons resultados com auxílio da TCP. (Aktas et al., 2018; Hoppe et al., 2012; Russell et al., 2017).
Modelo teórico proposto para ser testado futuramente com uma pesquisa quantitativa.
Ainda não existe resultados, somente as proposições desenvolvida pelos autores a serem testadas futuramente.
Por meio da lente teórica da Teoria do Comportamento Planejado. que já se encontra bem validada nesta área de pesquisa e com várias aplicações sobre o desperdício, foi possível utilizar as variáveis principais que fazem parte do modelo tradicional e, por conta dos problemas vividos pelo período de pandemia em que nos encontramos, foram acrescentadas outros construtos além dos comuns. a principal contribuição dos autores foi estabelecer novas variáveis a serem testadas por meio das proposições apresentadas em pesquisas futuras para que possam ser validadas.
Ajzen, I. (1985). From intentions to actions: A theory of planned behavior. Action Control, 11–39. Ajzen, Icek. (1991). The theory of planned behavior as a predictor of growth in risky college drinking. Organizational Behavior and Human Decision Process, 50(2), 179–211. Lopes, E. L., & Da Silva, D. (2012). Modelos integrativos do comportamento do consumidor: uma revisão teórica. Revista Brasileira de Marketing, 10(3), 03–23. https://doi.org/10.5585/remark.v10i3.2273 Muriana, C. (2017). A focus on the state of the art of food waste/losses issue and suggestions for future researches. Waste Mana