Resumo

Título do Artigo

Análise do Impacto da COVID-19 em Duas Empresas que Adotam o Modelo de Negócio Circular
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Carlos Alberto Frantz dos Santos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA/EA) Responsável pela submissão
2 - Cyro Gudolle Sobragi
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Administração
3 - Adriano Leonardo Rossi
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

Os efeitos negativos causados pelo atual modelo econômico com base em “extrair, transformar e descartar” e as tendências do mercado consumidor ameaçam a estabilidade das economias e a integridade dos ecossistemas naturais, que são essenciais para a sobrevivência humana (MACARTHUR, 2013; GHISELLINI; CIALANI; ULGIATI, 2016). Dessa forma, a Economia Circular (EC) tem sido uma alternativa que concilia o valor dos recursos materiais e procura minimizar as emissões de gases de efeito estufa, o uso de recursos, de resíduos e a poluição (GEISSDOERFER ET AL., 2017).
A mudança do clima e a perda de biodiversidade pela expansão da atividade humana são fatores ambientais que justificam a percepção dos cientistas de que haverá alterações significativas no tempo de disseminação, na intensidade dos surtos e nas localidades afetadas por novas doenças. Ou seja, tanto os empreendimentos tradicionais quanto os negócios que adotam os princípios da Economia Circular serão impactados por futuras pandemias. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é analisar os impactos da Covid-19 em duas organizações que adotam os princípios de Modelos de Negócios Circulares.
A fundamentação teórica apresenta conceitos sobre Economia Circular e Modelos de Negócios Circulares. A Economia Circular pode ser definida como um sistema econômico que representa uma mudança de paradigma na forma como a sociedade humana está inter-relacionada com a natureza. São discutidos conceitos sobre Economia Circular (MOESCH, 2019; PRIETO-SANDOVAL; JACA; ORMAZABAL, 2018; MACARTHUR, 2018; EEA, 2016) e sobre Modelos de Negócios Circulares (JULKOVSKI; SEHNEM; CAZELLA; PIEKAS, 2020; SEHNEM, 2019; STÄL; CORVELLEC, 2018; LINDER; WILLIANDER, 2017; LEWANDOWSKI, 2016).
O método utilizado para a sua realização foi o estudo de casos múltiplos. Foram pesquisadas as organizações TrashIn e CÓS - Costura Consciente, localizadas em Porto Alegre- RS. Os dados foram coletados através entrevista em profundidade com os gestores das organizações e complementados com dados secundários através de informações dos sites das empresas. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2004) nas categorias de análise: impacto da COVID-19 nas estratégias, nas operações, nos recursos humanos e no desempenho financeiro das duas organizações.
As organizações pesquisadas foram impactadas em suas estratégias, operações, recursos humanos e desempenho econômico. Todavia, reagiram de forma distinta. A TrashIn se adaptou ao novo contexto através de reuniões de gestão de crise, oferta de novos serviços, treinamentos e adoção de protocolos de segurança. A CÓS – COSTURA CONSCIENTE paralisou as atividades em durante um mês e obteve dificuldades em adaptar o trabalho para o formato Home Office. Assim, houve uma redução de 85% do número de costureiras e, consequentemente, as receitas não estão sendo suficientes para pagar os custos da empresa.
Os resultados da pesquisa (a adaptação da TrashIn ao contexto da COVID-19 e a não adaptação da CÓS – COSTURA CONSCIENTE) permitiram perceber uma lacuna teórica interessante: os conceitos de Modelos de Negócios Circulares precisam ser pesquisados sob ótica da Resiliência Organizacional. Portanto, apesar dos modelos de negócios circulares apresentarem negócios inovadores, isto não significa que estas empresas não precisem estar constantemente se adaptando às mudanças externas à organização. Não basta ser um Modelo de Negócio Circular, é necessário ser um Modelo de Negócio Circular Resiliente.
ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Delivering the circular economy: A toolkit for policy makers. 2015. JULKOVSKI, D. J.; SEHNEM, S.; CAZELLA, C. F.; PIEKAS, A. Modelos De Negócios Circulares: Análise Da Abordagem Qualitativa. South American Development Society Journal. v. 5, n.15, p. 369-400, 2020. MACARTHUR, E. Towards a Circular Economy — Economic and business rationale for an accelerated transition. Ellen MacArthur Foundation: Cowes, UK, 2013. SEHNEM, S. Circular business models: Babbling initial exploratory. Environmental Quality Management. v. 28, n.3, p. 83–96, 2019.