Resumo

Título do Artigo

POLÍTICAS PÚBLICAS À LUZ DO TRIPLE BOTTOM LINE NA PANDEMIA DA COVID-19
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Geazi Alves de Farias
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI - UESPI - Torquato Neto
2 - LARA FEITOSA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - PPGA
3 - Maria Beatriz Claudino Brandão
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - UNIFOR
4 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - PPGA Responsável pela submissão

Reumo

Declarada a pandemia da Covid-19 (11/03/2020) pela OMS, nações, gestores públicos, economia e sociedade vem enfrentando desafios ao inimigo invisível. Entre 2009 e 2020, foram levantados 21 artigos focando em política pública e estratégia. Adotamos a análise de conteúdo como principal método, analisando por meio da Triple Bottom Line. Como relevância apontamos o levantamento geral da literatura no tema emergente e o uso da metodologia. O trabalho contribui aos gestores públicos em um espectro de como combater pandemia nos aspectos sociais, econômicos e ambientais.
A pesquisa indaga “Quais as políticas públicas adotadas pelos países no enfrentamento à pandemia da Covid-19? Tem como objetivo Identificar as políticas públicas adotadas pelos países, à luz do tripé da sustentabilidade – Triple Bottom Line – TBL, frente à pandemia da Covid-19, ressaltando se houve diferenças entre os países desenvolvidos, emergentes e o Brasil.
Pandemia é o estado em que uma doença se alastra por diversas regiões do globo de forma rápida, ficando além do controle das ações de cura (HENAO-KAFFURE, 2010). A Covid-19 é a doença causada pelo vírus CoV-2. É um dos grandes problemas de saúde pública global (TANG et al., 2020). A TBL foi proposta por Eilkington (1994), envolvendo três pilares básicos: dimensão social (pessoas) refletindo os impactos nas comunidades; dimensão ambiental (planeta) por meio do uso de recursos naturais e emissão de poluentes; e dimensão econômica (lucro) focando na eficiência econômica” (BARBIERI et al., 2010).
Trata-se de um trabalho de epistemologia positivista, do tipo descritivo, qualitativo, com uso de técnica de análise de conteúdo, por meio das dimensões do Triple Bottom Line (Social, Econômica e Ambiental), e subcategorias ações e benefícios de políticas públicas por países.
O isolamento social ou quarentena e a construção de hospitais de emergência foi a estratégia utilizada em todos os continentes (Dimensão Social). O auxílio econômico-financeiro às organizações foi a base das estratégias governamentais dos países pesquisados, exceto China (Dimensão Econômica). O fechamento da economia constituiu-se na base do controle para combater a transmissão da doença (Dimensão Ambiental). No Brasil, o isolamento social foi adotado como principal medida para não propagação da doença, ficando os Estados com o poder de estabelecer as normas específicas de combate a pandemia
As principais estratégias de políticas púbicas emanadas dos países frente à pandemia da Covid-19, foram: quarentena horizontal (Social); construção de hospitais temporários (Ambiental); fechamento da economia e auxilio às organizações (Econômica). Os governos realizaram a flexibilização da legislação trabalhista, refinanciaram dívidas públicas, rebaixaram juros básicos; promoveram o monitoramento da população compulsoriamente. Constamos que os países praticamente adotaram as mesmas medidas, diferenciando apenas as somas investidas em cada ação e o rigor no seu cumprimento.
BARBIERI, JC et al. Inovação e Sustentabilidade: Novos Modelos e Proposições. RAE, São Paulo, v. 50, n. 2, abr./jun., pp. 146-154, 2010. ELKINGTON, J. Sustentabilidade, canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books do Brasil, 2012. HENAO-KAFFURE, L. El concepto de pandemia: debate e implicaciones a propósito de la pandemia de influenza de 2009. Rev. Gerenc. Polit. Salud, Bogotá (Colombia), 9 (19): 53-68, julio-diciembre de 2010. TANG, B. et al. An updated estimation of the risk of transmission of the novel coronavirus (2019-nCov). Infectious Disease Modelling, v.5. 2020.