Resumo

Título do Artigo

TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19 NAS ORGANIZAÇÕES: Agenda e tendências para pesquisas futuras
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Ahiram Brunni Cartaxo de Castro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Responsável pela submissão
2 - Rafael Fernandes de Mesquita
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI - Campus Piripiri
3 - Cristine Hermann Nodari
Universidade Feevale - Administração
4 - Arthur William Pereira da Silva
Universidade Potiguar - UNP - Universidade Potiguar - UNP

Reumo

As nações vêm passando transformações nas últimas décadas em função de avanços tecnológicos, formação de arranjos geopolíticos internacionais, modificações nos hábitos culturais dos povos, crises econômicas, além de processos migratórios que tornaram o século XXI complexo e marcado pela incerteza. Nesse rol de transformações, como variável ambiental, incluem-se ainda as pandemias como é o caso da atual COVID-19, originada em 2019 em Wuhan na China, e que tem se espalhado pelo mundo.
A pandemia do novo coronavírus é um momento histórico que terá um efeito duradouro nas organizações, devendo ser estudada, pois não se identificam trabalhos que congreguem as perspectivas organizacionais até o momento, no âmbito público e privado, para lidar com a pandemia de COVID-19, sendo este, portanto, o gap investigado. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa foi identificar tendências abordadas na literatura científica sobre trajetórias e perspectivas de enfrentamento, e de mitigação dos efeitos do COVID-19 em organizações públicas e privadas.
O novo coronavírus se destacou dada a sua maior abrangência mundial, quantidade de infectados, capacidade de transmissão, letalidade e consequentemente as alterações econômicas, sociais e políticas que tem provocado (Liu et al., 2020). Neste cenário, como o próprio problema em si é incerto e, consequentemente, as soluções, atores podem estabelecer diferentes narrativas ou teses sobre o problema (Gomes, Marotti & Rodrigues, 2020), como foi o caso de muitas nações que, inicialmente, jamais imaginavam enfrentar problemas severos como o isolamento social vertical e horizontal total e geral.
Este estudo tem abordagem descritiva, enquanto meio, e foi desenvolvido por meio de uma metanálise qualitativa de resultados com o objetivo de desenvolvimento teórico (Galvão & Steiner, 2013). Para a consecução da metanálise, os pesquisadores se concentraram em estudos científicos nas áreas de gestão e saúde (gestão em saúde), disponíveis na base Scopus. A pesquisa na base Scopus foi feita no mês de abril de 2020 e a adequação do corpus à pesquisa foi feita mediante a leitura dos resumos dos artigos.
Os resultados sinalizaram tendências e estratégias de enfrentamento dos efeitos da pandemia tanto para o setor público, quanto para o privado. O ponto em comum foi o reconhecimento da necessidade de perspectivas inovadoras e da utilização do conhecimento para lidar com as rápidas mudanças e suas consequências no ambiente organizacional. Além disso, é o momento de qualificar as pessoas que atuam no enfrentamento da pandemia e reestruturar processos para a realidade do trabalho remoto.
A contribuição gerencial desta pesquisa está na taxonomia de práticas, tanto no contexto público quanto no privado, até o momento, e que poderão ser replicadas em outros cenários organizacionais para o enfrentamento da pandemia nos países. Em adição, foi organizada uma agenda com perspectivas e tendências para pesquisas futuras nas organizações, que poderão ser empreendidas por meio da pesquisa operacional, estudos longitudinais, gestão do conhecimento e inovação, redes de colaboração, capacidade absortiva, parcerias público-privadas, inteligência artificial, internet das coisas, entre outros.
Gomes L. A. V., Marotti A.& Rodrigues A. C. A. (2020). Vencendo as incertezas para superar a pandemia do coronavírus. Jornal da USP. Recuperado de: . Acesso em: 15 maio 2020. Galvão, F. F., & Steiner Neto, P. J. S. (2013). Evolução histórica da pesquisa em marketing internacional no Brasil. Ciencias da Administraçao, 15(35), 124-140. Liu, Y., Ning, Z., Chen, Y., Guo, M., Liu, Y., Gali, N. K., ... & Liu, X. (2020). Aerodynamic analysis of SARS-CoV-2 in two Wuhan hospitals. Nature, 582(7813), 557-560.