Resumo

Título do Artigo

DIVULGAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NOS BANCOS ATUANTES NO BRASIL E FRANÇA
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Alan Bandeira Pinheiro
Universidade Federal do Ceará - UFC - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria
2 - ANA JULIA BATISTELLA
Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó - UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECO Responsável pela submissão
3 - Thicia Stela Lima Sampaio
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAACS
4 - WENDY BEATRIZ WITT HADDAD CARRARO
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

A divulgação corporativa é essencial para o funcionamento de um mercado de capitais eficiente. A responsabilidade social corporativa (RSC) pode ser entendida como a boa relação entre as firmas e suas partes interessadas, como clientes, fornecedores, empregados e Estado. Os relatórios de responsabilidade social corporativa podem ser considerados como sinais.
O estudo tem por objetivo investigar o nível de divulgação de RSC dos bancos brasileiros e franceses.
Diferenças nacionais em responsabilidade social corporativa podem ser explicadas pelos diferentes graus de desenvolvimento socioeconômico do país. Governos europeus têm se engajado mais em atividades econômicas e sociais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável (Matten & Moon, 2008). Nos países desenvolvidos, as empresas sofrem uma maior pressão social e institucional para agirem de forma ambientalmente correta (Jamali & Neville, 2011).
Caracteriza-se como um estudo quantitativo e descritivo. Foram analisadas 8 indicadores ambientais e 24 indicadores sociais das empresas atuantes no Brasil e França, durante os anos de 2015, 2016 e 2017.
Os resultados apontaram que os bancos sediados na França possuem uma maior divulgação de responsabilidade social corporativa do que os bancos brasileiros. Pode-se inferir que dada às condições institucionais francesas, as firmas na França são mais transparentes, porque existe uma maior pressão social e governamental para a divulgação de práticas de RSC.
O estudo contribui com a área de conhecimento, pois a maioria das pesquisas sobre RSC analisa países desenvolvidos, existindo poucas pesquisas que comparam a divulgação em países com diferentes graus de desenvolvimento econômico; a maioria dos estudos analisa apenas um contexto institucional (país) em relação à RSC, não caracterizando como cross-national; e preenche lacuna quanto à ausência de estudos sobre divulgação ambiental no setor bancário brasileiro.
Adnan, S. M., Hay, D., & Van Staden, C. J. (2018). The influence of culture and corporate governance on corporate social responsibility disclosure: A cross country analysis. Journal of cleaner production, 198, 820-832. doi: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.07.057 Oliveira, M. C., Ponte Junior, J. É., & Oliveira, O. V. (2013). Corporate Social Reporting Practices of French and Brazilian Companies: a Comparison Based on Institutional Theory. Revista de Contabilidade e Organizações, 7(18), 60–73. https://doi.org/10.11606/rco.v7i18.55427 Santana, L. M., Góis, A. D., Luca, M. M. M., & Vasconc