Resumo

Título do Artigo

E AGORA, O QUE EU POSSO FAZER COM ISSO? POSSÍVEIS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO COMPORTAMENTO DE DESCARTE DO CONSUMIDOR E SEUS EFEITOS NO CENÁRIO DE NEGÓCIOS FUTUROS
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Manoela Lawall Radtke
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão
2 - Ana Luiza Brock
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação
3 - Cristina M. Ostermann
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola de Administração
4 - Stefania Ordovas de Almeida
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Reumo

O comportamento de descarte dos consumidores e sua influência nos modelos de negócios das empresas é assunto de destaque já na última década entre os estudiosos de comportamento do consumidor. A pandemia da COVID-19, no entanto, abriu novas vertentes para a compreensão deste fenômeno em função de potenciais mudanças nesse comportamento advindas de restrições econômicas e efeitos de conscientização social e ambiental dos consumidores.
Nesse contexto, o presente estudo buscou responder à seguinte questão de pesquisa: como a crise gerada pela pandemia da COVID-19 impactou nos comportamentos de descarte do consumidor? Adicionalmente, procurou-se discutir os possíveis efeitos desses impactos para os negócios pós-COVID-19, com especial foco nas questões ligadas à sustentabilidade.
Durante a leitura, identificou-se falta clareza sobre os limiares entre um tipo de comportamento e outro, existindo sobreposições e até mesmo o tratamento de comportamentos diferentes como sinônimos. Contudo, a repetição de certas definições demonstra maior aceitação de aspectos específicos de cada comportamento, o que permitiu e embasou a proposta de sistematização. Somado a isso, o comportamento de descarte é entendido como complexo, visto que muitas vezes é difícil a identificação do último destino dos bens em função do prolongamento do ciclo de vida dos produtos (BOYD; MCCONOCHA, 1996).
Optou-se por realizar primeiramente uma revisão descritiva de literatura sobre comportamentos de descarte, que permitiu sumarizar o conhecimento sobre o campo estudado e revelar padrões interpretáveis (PARÉ; TRUDEL; JAANA; KITSIOU, 2015). A segunda etapa da pesquisa foi relacionada à busca de artigos e dados sobre comportamento do consumidor e a crise da pandemia da COVID-19.
Os resultados permitiram a identificação de onze categorias diferentes de comportamentos de descarte. Além disso, foram identificados 6 efeitos dos comportamentos de descarte do consumidor nos negócios pós-Covid-19, sendo eles: Digitalização da Economia; Tutoriais para Manutenção e Reforma; Parcerias e apoio a Soluções Caseiras; Novos Movimentos de Consumo; Novos Modelos de Negócio a partir de Resíduos e Novas Propostas de Economia Circular.
A crise soma-se aos desafios ambientais enfrentados nos últimos anos como a mudança climática e a dificuldade de promover mudanças em processos de produção e comportamentos de consumo que preservem a biodiversidade e o meio ambiente. O presente artigo buscou explorar como a crise gerada pela pandemia do vírus COVID-19 pode impactar nos comportamentos de descarte, considerando esse comportamento como dimensão do consumo sustentável (WHITE et al. 2019). De forma indissociável, a crise apresenta efeitos e desafios para os negócios, com efeitos econômicos, ambientais e sociais.
CRUZ-CÁRDENAS, Jorge; ARÉVALO-CHÁVEZ, Patricio. Consumer behavior in the disposal of products: Forty years of research. Journal of Promotion Management, 2018. DONTHU, Naveen; GUSTAFSSON, Anders. Effects of COVID-19 on business and research. Journal of Business Research, v. 117, p. 284, 2020. WHITE, Katherine; HABIB, Rishad; HARDISTY, David J. How to SHIFT consumer behaviors to be more sustainable: A literature review and guiding framework. Journal of Marketing, v. 83, n. 3, p. 22-49, 2019.