Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA LOGÍSTICA REVERSA E DA ECONOMIA CIRCULAR: descobertas recentes e pesquisas futuras através do Methodi Ordinatio
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Jorge Alfredo Cerqueira Streit
Universidade de Brasília - Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA/UnB Responsável pela submissão
2 - Patricia Guarnieri
Universidade de Brasília -
3 - Josivania Silva Farias
UNIVERSIDADE DE BRASILIA - UNB - PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável representam um compromisso dos países signatários em buscar um desenvolvimento que considere não somente os fatores econômicos, como também os sociais e ambientais (ONU, 2016). Por isso é reconhecido o papel crítico das iniciativas inovadoras para o seu real alcance (FRANÇA; CONFALONIERI, 2016). A pandemia de COVID-19 tem evidenciado desafios para as cadeias de suprimento, como a subida no preço dos itens essenciais e as dificuldades em obter certas matérias primas (JABBOUR; JABBOUR, 2020), o que pode dificultar o cumprimento dos ODS.
Nota-se, portanto, a interrelação existente entre os temas “Inovação”, “Economia Circular” e “Logística Reversa”. Sendo assim, o problema de pesquisa que incentivou a realização da presente pesquisa foi: De que forma o tema da inovação é abordado em artigos científicos internacionais sobre “Economia Circular” e “Logística Reversa”, publicados nos últimos dez anos? Sendo assim, este trabalho visa analisar qualitativamente os artigos sobre “Economia Circular” e “Logística Reversa” que também abordem aspectos relacionados à inovação.
Uma inovação é a implementação de um novo produto (bem ou serviço), ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método para as práticas organizacionais, desde que tenha sido significantemente melhorado (OCDE, 2005). Cabe fundamentar que artigos recentes têm relacionado Logística Reversa Economia Circular com o cumprimento de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (LOIZIDOU; ARGYRI, 2020). Assim como têm enaltecido esses dois temas como possíveis saídas para as crises econômicas e sociais geradas pela pandemia de COVID-19 (WUYTS ET AL., 2020).
o Methodi Ordinatio é um modelo para auxiliar pesquisadores a escolher artigos para compor uma revisão sistemática de literatura. Pagani et al. (2015) explicam que se trata de uma adaptação mais criteriosa do modelo ProKnow-C (Knowledge Development Process – Constructivist), uma vez que utiliza três critérios (fator de impacto, ano de publicação e número de citações pelo processo proposto). Pagani et al. (2015) definem nove passos para a seleção de artigos científicos e no decorrer da explicação das etapas, será revelado o realizado pela presente pesquisa.
Nesse sentido (de análise metodológica e de conteúdo), cabe ressaltar que a maioria das obras possui um caráter teórico-empírico (39,4%) e também teórico-formuladores de modelos (igualmente 13 artigos, representando 39,4%). Por exemplo, o estudo conduzido por Leigh e Li (2015) que desenvolveu um quadro conceitual para identificar oportunidades para buscar uma nova forma das empresas trabalharem de forma colaborativa. Os autores convocam os designers e fabricantes a trabalhar simbioticamente a fim de criar ideias para novos produtos, serviços, processos na cadeia de suprimentos.
Depois de selecionada a amostra de trinta e três artigos, percebeu-se que a maior parte se trata de pesquisa teórico-empírica qualitativa. Ademais, foram mapeados os principais autores da área bem como as instituições a que estão vinculados. Constatou-se que inovação é de fato um tema transversal e por mais que os autores das áreas de supply chain muitas vezes deixem o tema preterido, ele não pode ser negligenciado. Por fim, apresenta-se uma lista de perguntas de pesquisas que os artigos lidos elencam como sugestão para pesquisas posteriores (Tabela 3).
JABBOUR, C.J.C.; JABBOUR, A.B.L.; COVID-19 is Contaminating the Sustainability of Supply Chains. Supply Chain Management Review, 2020. LEIGH, M.; LI, X.; Industrial ecology, industrial symbiosis and supply chain environmental sustainability: a case study of a large UK distributor. Journal of Cleaner Production v.106, 2015; OCDE, Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento. Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, 2005.