Resumo

Título do Artigo

LEILÃO DE FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA EM FOCO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Finanças sustentáveis, economia e contabilidade

Autores

Nome
1 - lucas matheus oliveira da silva
Universidade Federal de Campina Grande - Unidade acadêmica de engenharia de produção/ Centro de desenvolvimento sustentável do semiárido Responsável pela submissão
2 - Paulo Rotela Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Departamento de Engenharia de Produção
3 - Sandra Naomi Morioka
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

O mundo vem experienciando a demanda e o crescimento por fontes renováveis de energia (FRE). O mercado energético de FRE vem crescendo substancialmente nas últimas décadas e cada país vem desprendendo esforços para variar sua matriz energética para fontes mais sustentáveis. Analisar sua viabilidade é uma das principais questões que vem sendo estudada. O foco principal dos estudos na área de leilões tem sido em analisar a viabilidade do investimento por meio de técnicas de modelagem e simulação, a fim de prever o retorno com o maior grau de assertividade possível.
Apesar do crescente número de estudos que tratam sobre análises de viabilidade de leilões de fontes renováveis de energia, há falta de material que faça uma compilação dos estudos já publicados, com o intuito de retirar desses, informações mais abrangentes. Logo, há carência de sinteses de técnicas, países nos quais os estudos se concentram, principais revistas nas quais ocorrem as publiações etc. Diante dessa lacuna na literatura, o objetivo dessa pesquisa é explorar e analisar a literatura sobre estudos que tratem de análises de viabilidade de leilões de FRE.
Segundo Irena (2017), a quantidade de nações que realizaram leilões de fontes renováveis de energia deu um grande salto, de apenas 6 em 2005 para 67 em 2016. Uma das principais questões acerca desses leilões gira em torno de duas métricas: o investimento e o retorno (WÜSTENHAGEN e MENICHETTI, 2012). Os investimentos provêm principalmente do setor privado, sendo esse um dos maiores contribuintes para o crescimento dos leilões de FRE (POLZIN et al., 2019). O retorno, por sua vez, está intrinsecamente ligado aos riscos associados ao investimento em particular (KARNEYEVA e WÜSTENHAGEN, 2017)
Esse estudo utilizou como método a revisão sistemática da literatura sobre análises de viabilidade no mercado de leilões de fontes renováveis de energia. O levantamento dos estudos para análise foi realizado no mês de julho de 2020, na base de dados “Web of Science”, no modo de pesquisa “todas as bases de dados”, pela vantagem de oferecer uma maior quantidade de material para análise. Foram então realizados dois processo de triagem nesse material com o intuito de selecionar aqueles que se adequavam ao escopo da pesquisa, resultando, por fim, em um total de 56 artigos científicos.
Até 2014, a quantidade de publicações não segue um comportamento crescente, possuindo seu ápice em 2012 com apenas 3 materiais. Em 2009 não foi encontrada nenhuma publicação de interesse para esse estudo. De 2015 em diante, é que se nota um comportamento crescente na publicação de artigos por ano, entretanto, a quantidade de material publicado ainda é pequena. Os trabalhos que utilizam a modelagem e simulação representam 55% do total dos estudos publicados. As FRE mais utilizadas nos estudos selecionados são a eólica e a fotovoltaica, representando 59% dos trabalhos.
Esse estudo avança a teoria ao analisar de forma sistemática a literatura sobre análises de viabilidade de leilões de FRE, deixando de legado para pesquisas futuras uma compilação inicial e exploratória a respeito de suas características. Por ser uma área recente e em ascensão, ainda não há sínteses mais elaboradas que utilizem técnicas ou softwares mais específicos para gerar informações. Há carência de pesquisas que identifiquem quais as principais técnicas dentro do método de modelagem e simulação tem sido mais utilizada, bem como seus diferenciais e vantagens em relação umas as outras.
IRENA, Geothermal Energy Capacities. Renewable capacity statistics 2017. International renewable energy agency, Abu Dhabi, 2017. WÜSTENHAGEN, Rolf; MENICHETTI, Emanuela. Strategic choices for renewable energy investment: Conceptual framework and opportunities for further research. Energy Policy, 2012, 40: 1-10. POLZIN, F. et al. How do policies mobilize private finance for renewable energy?—A systematic review with an investor perspective. Applied Energy, v. 236, n. November 2018, p. 1249–1268, 2019.