Resumo

Título do Artigo

O GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS SUSTENTÁVEL NA ROTA PARA UMA ECONOMIA CIRCULAR: Uma revisão sistemática e integrativa da literatura
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Jorge Alfredo Cerqueira Streit
Universidade de Brasília - Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA/UnB Responsável pela submissão
2 - Gustavo Yuho Endo
Business School UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista
3 - Patricia Guarnieri
Universidade de Brasília -
4 - Luciano Campos Batista
-

Reumo

A partir de projeções de grandes impactos negativos no Produto Interno Bruto mundial (MALISZEWSKA; MATTOO; VAN DER MENSBRUGGHE, 2020), cientistas têm apontado como a oportunidade de repensar a humanidade pós pandemia. Então, no âmbito das empresas, providências precisam ser tomadas quanto ao transporte, o armazenamento, o emprego da capacidade produtiva, busca por matérias primas e em praticamente todas as atividades que envolvem o gerenciamento da cadeia de suprimentos (AGRAWAL; JAMWAL; GUPTA, 2020; BABATUNDE, 2020).
Cresce a importância de planejar um produto com alta durabilidade, reduzir o uso de matéria prima, além de prevenir e postergar a geração de resíduos (WUTS; BRUSSELAERS; VRANCKEN, 2020). Sendo assim, questiona-se: Após a pandemia, como as cadeias de valor colaborarão para a transição de uma economia tradicional (linear) para uma circular? Este artigo visa analisar de forma sistemática e integrativa os artigos internacionais que correlacionam o Gerenciamento da Cadeia de Suprimento Sustentável com Economia Circular.
Apesar do conceito de Economia Circular não ser necessariamente novo, ele tem ganhado visibilidade crescente desde que a China sancionou políticas públicas que inclui metas para EC e a União Europeia apresentou diretrizes para todos os países do bloco econômico (BOESEN; BEY; NIERO, 2019). Nos últimos anos os gestores de cadeia de suprimentos estão tendo que se preocupar com as questões relacionadas a sustentabilidade, uma vez que os stakeholders estão exigindo que as organizações se atentem às questões ambientais e sociais de suas operações (CARTER; EASTON, 2011).
Buscou-se apresentar os principais pontos convergentes e divergentes de dois assuntos chave: Economia Circular (EC) e Gestão de Cadeia de Suprimentos Sustentável (GCSS). Para ter acesso aos artigos internacionais sobre ambos os temas, foram escolhidas as bases de dados da Web of Science e da Scopus. No intuito de distinguir os artigos mais relevantes sobre EC e GCSS, optou-se pela utilização do Methodi Ordinatio. Esta metodologia tem como objetivo classificar por ordem de relevância os artigos de uma revisão de literatura sistemática.
Os 37 artigos publicados estão vinculados a 121 autores diferentes, as quais se destacam como autores ou coautores, sendo: Charbel José Chiappetta Jabbour com 5 artigos e Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour com 4 artigos. Em Jabbour et al. (2019a) visam preencher uma lacuna de pesquisa: o gerenciamento de recursos humanos e o lado social foram pouco empenhados pela literatura de Economia Circular. Por isso, levantaram o estado da arte sobre o lado humano em organizações que desenvolvem a Economia Circular. Ademais, apresentam um framework e uma agenda de pesquisa (JABBOUR ET AL., 2019a).
Artigos proeminentes tiveram seu conteúdo discutido, o que gerou constatações sobre a correlação entre os temas. Ao prevenir de interrupções no fornecimento de matérias primas e produtos estratégicos, a integração dos princípios de EC no GCSS foi avaliada com potencial utilidade para indústrias, comércio e cidades. Diversas barreiras e oportunidades puderam ser identificadas para a transformação dos modelos de negócio. A partir da análise qualitativa dos 37 artigos mais relevantes, foi possível organizar as sugestões de trabalhos futuros listando as dez principais (Tabela 4).
AGRAWAL, S.; JAMWAL, A.; GUPTA, S.; Effect of COVID-19 on the Indian Economy and Supply Chain. Preprints, 2020. JABBOUR, C.J.C.; SARKIS, J.; JABBOUR, A.B.L.; RENWICK, D.W.; GODINHO FILHO, M.; Who is in charge? A review and a research agenda on the ‘human side’ of the circular economy. Journal of Cleaner Production. Vol. 222, p. 793 – 801, 2019a. PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L.; RESENDE, L. M. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact fator, number of citation, and year of publication. Scientometrics, v. 105, n. 3, 2015.