Resumo

Título do Artigo

As Mídias Sociais Digitais como Instrumento da Governança Corporativa
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Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Jose luiz franco de moura Mattos junior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP - Perdizes
2 - Laize Minelli Ferreira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - Unifor
3 - Luiz Antonio Campos Correa
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - Unifor
4 - Meire Daiana Morais Damasceno
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - Universidade de Fortaleza
5 - Oderlene Vieira de Oliveira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Responsável pela submissão

Reumo

A governança corporativa, desde as primeiras discussões envolvendo o conflito de agência, se revelou como um instrumento essencial à boa gestão das empresas, funcionando como mecanismo de distinção no ambiente dos negócios, bem como uma adequada ferramenta para atrair investidores preocupados como a transparência e eficiência na obtenção e aplicação dos investimentos. No atual século, o que de certa forma já se evidenciava no final do século XX, a governança corporativa também é atingida pela disrupção provocada pelas novas tecnologias da informações, principalmente aquelas relacionadas com as mídias sociais digitais, que se revelam como fenômeno social, econômico e político, cujos efeitos estão sendo observados na contemporaneidade e no dia a dia das corporações. A considerar que se trata de um fenômeno atual e, fortemente, disruptivo, há que desenvolver estudos no âmbito da governança corporativa, uma vez que esta é a principal ferramenta de controle das transparência dos investimentos das empresas, em especial daquelas de capital aberto com ações listadas e negociadas na Bolsa de valores, mercadorias e futuros.
Corporate governance, since the first discussions involving the agency conflict, has proved to be an essential tool for the good management of companies, functioning as a distinguishing mechanism in the business environment, as well as an adequate tool to attract investors concerned with transparency and efficiency in obtaining and investing investments. In the current century, which in a way was already evident at the end of the 20th century, corporate governance is also affected by the disruption caused by new information technologies, especially those related to digital social media, which reveal themselves as a social, economic phenomenon and political, whose effects are being observed in the contemporary and in the daily life of corporations. Considering that this is a current and strongly disruptive phenomenon, studies must be carried out in the scope of corporate governance, since this is the main tool for controlling the transparency of companies' investments, especially those of publicly traded shares listed and traded on the Stock, Commodities and Futures Exchange.