Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Larissa Alves Manzine
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Campus 2
2 - Natália Marques da Silva
PUC Campinas - Campus 1
3 - Diego de Melo Conti
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Centro de Economia e Administração - Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade Responsável pela submissão
4 - Samuel Carvalho De Benedicto
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Reumo

O presente artigo apresenta conceitos em torno da responsabilidade social empresarial e a sua importância tanto para as empresas quanto para seus stakeholders. De tal modo, a responsabilidade social corporativa faz com que as organizações promovam ações e programas socioambientais, além de promover a divulgação do resultado e o impacto destas ações, alavancando a transparência das empresas. Além disso, o trabalho discute a atuação das empresas no campo da responsabilidade social em meio a pandemia da Covid-19, ocasionada pelo novo coronavírus. A crise provocada pela pandemia coloca as empresas diante da necessidade de explorar de maneira positiva a sua responsabilidade e o seu poder influência para auxiliar a sociedade. Dentre as principais reflexões, verifica-se que as empresas têm desenvolvido uma série de ações durante a pandemia de Covid-19, ampliando o diálogo com a sociedade ao mesmo tempo que fortalecem a importância das políticas e programas de responsabilidade social empresarial.
This article presents concepts around corporate social responsibility and its importance for both companies and their stakeholders. In this way, corporate social responsibility makes organizations promote social and environmental actions and programs, in addition to promoting the dissemination of the results and the impact of these actions, leveraging the transparency of companies. Furthermore, the paper discusses the performance of companies in the field of social responsibility in the midst of the Covid-19 pandemic, caused by the new coronavirus. The crisis caused by the pandemic places companies in the face of the need to positively exploit their responsibility and their influence power to help society. Among the main reflections, it appears that companies have developed a series of actions during the Covid-19 pandemic, expanding the dialogue with society while strengthening the importance of corporate social responsibility policies and programs.