Resumo

Título do Artigo

O SOL É PARA TODOS: ANÁLISE DO USO DA ENERGIA SOLAR E DAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Ana Lina Araujo Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI - IFPI Campus Piripiri Responsável pela submissão
2 - Raiane Freitas Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI - Piripiri
3 - Elane dos Santos Silva Barroso
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI - Gestão e Negócios
4 - Luana Maria Silva do Nascimento
-
5 - Marcelo Melo Viana
-

Reumo

É cada vez mais emergente o uso da racionalidade reflexiva, crítica e inovadora diante do contexto ambiental. Corroborando neste sentido, propõe-se uma pesquisa qualitativa quanto ao estudo, descritiva quanto aos objetivos, e análise documental por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI) e o Relatório de Gestão, seguindo com uma entrevista semiestruturada no que versa sobre um análise no uso de energia solar nas práticas sustentáveis em uma instituição.
Teve como problema de pesquisa: Como são adotadas as práticas sustentáveis e de eficiência energética em relação a energia solar em uma instituição federal? Objetivando analisar as práticas sustentáveis e de eficiência energéticas, comparando-as com as etapas de planejamento de escopo de projetos dispostas no PMBOK. Especificamente: verificar as práticas sustentáveis sinalizadas no relatório de gestão e PDI, identificar como as mesmas são adotadas pela instituição no que tange ao retorno e a viabilidade, bem como comparar as ações no processo de implantação de UFV.
O uso de energia solar começou a ganhar notoriedade no início do século XXI. Esse procedimento consiste em transformar a radiação solar em eletricidade através de células solares, trazendo benefícios e eficiência no uso (FRONTIN et al., 2017). No gerenciamento de escopo de projetos Ribeiro e Silva (2018), afirmam que os grupos de processos de gerenciamento de projetos representam o gerenciamento de projetos e permitem a melhor interação e o aperfeiçoamento entre eles.
Este estudo teve uma abordagem qualitativa, o que especificamente descreveu a temática de forma mais detalhada. As entrevistas foram realizadas via plataforma Google Meet com um roteiro de entrevista semiestruturado com o reitor do IFPI, o diretor geral e o diretor de planejamento e administração do Campus de Floriano. Com relação aos procedimentos técnicos esse trabalho se dividiu em dois momentos: no primeiro momento foi realizada uma pesquisa documental do PDI vigente e do relatorio de gestão de 2018, e logo em conseguinte a análise das entrevistas por meio da análise de temática.
Os resultados apontam que o IFPI já dispõe de ações sustentáveis, entre: adesão à A3P adesão ao projeto esplanada, além de projetos sustentáveis isolados nos campis, e que a implantação da USF no Campus Floriano trouxe inúmeros benefícios no que tange a sua utilização e contribuição na pesquisa, extensão e ensino. Houve resultados satisfatórios no confronto das práticas sustentáveis no escopo do projeto em contrapartida ao Guia PMBOK e bem como ao PDI.
Conclui-se que os objetivos foram alcançados, e que a energia fotovoltaica além de ser uma fonte de energia que tem um baixo impacto ambiental, além da concordância entre as etapas do PMBOK é o processo de planejamento do escopo do projeto seguido pela instituição pesquisada e sugestiona-se estudos posteriores adentrar nos aspectos de gerenciamento do escopo de projeto dos campis que têm pretensão de instalar, em que fase se encontram, como sugestão de pesquisas futuras.
FRONTIN, S. O. BRASIL JÚNIOR, A. C. P.; CARNEIRO, M. T. D.; GODOY, N. R. D.. Usina fotovoltaica Jaíba Solar: planejamento e engenharia. Brasília: Teixeira Editora, 2017. PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK® 6. ed. EUA: Project Management Institute, 2017. RIBEIRO, D.D.M; SILVA, L.F.T. Gerenciamento De Projetos em Recursos Hídricos (Subterrâneos): uma proposta com uso do PMBOK. Interfaces Científicas - Exatas e Tecnológicas - Aracaju . V.2 . N.3. Fev. 2018 Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/267559643.pdf . Acesso em 07 set 2020.